Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Evento sobre a Amazônia vai acontecer no dia 12 de abril, às 17h, na plataforma do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA)

Por Cláudia Regina em IEA O espaço brasileiro é um dividido em dois mundos: a Amazônia e o resto do país. A Amazônia, um deserto social, é habitada por vidas em exuberante abundância propiciando as condições meteorológicas que viabilizam as relações sociais e econômicas em todo o País. O risco que hoje paira sobre a Amazônia é uma dupla ameaça vital para todo o país, particularmente para o modo de vida dos brasileiros tal como o conhecemos hoje. A degradação da Amazônia mudaria o clima do país deslocando a atividade agrícola. Seria um desastre de enormes dimensões, com repercussões profundas, devastadoras e permanentes. Não podemos continuar permitindo que isso aconteça. O processo corrente de ocupação e exploração da Amazônia atrai a atenção do mundo inteiro, que se julga ameaçado pelos efeitos climáticos e ambientais que poderia provocar no planeta. Seja por sua omissão no enfrentamento do desafio amazônico, seja por sua diplomacia beligerante, nosso País vem perdendo credibilidade e sendo tratado como pária. O futuro governo tem o dever de encarar a Amazônia como nossa principal ameaça vital. Seu enfrentamento exige a mobilização da sociedade brasileira e da opinião pública internacional para combater imediata e energicamente a devastação atual e a deterioração futura do bioma. Esta ação imediata não pode excluir o emprego de nossos recursos humanos, institucionais e naturais, para elaborar e implementar um plano de ocupação econômica sustentável de médio e longo prazo da região. A ocupação da Amazônia deve ser organizada com o objetivo de induzir o aproveitamento econômico sustentável dos seus recursos naturais, acrescentando-lhes valor agregado e criando renda para seus habitantes. Está em nossas mãos transformar o problema amazônico em uma enorme oportunidade propiciada pelo seu potencial para mobilizar recursos nacionais e internacionais, privados e públicos. Instrumentos e tecnologia para tal nós temos, basta aplicar.

Inscrições

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Organização

Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas – NUPPs

Primeira Via Opiniões e Soluções para o Brasil

Programação

Debatedores:

Carlos Nobre (IEA-USP) e José Seixas Lourenço (AMABRASIL)

Mediação:

Pedro Abel Vieira Júnior (Embrapa)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

Quando

de 12/04/2022 – 17:00
a 12/04/2022 – 18:30

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Cláudia R. Pereira

Telefone do Contato

11 3091-1686


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais