Artrite: conheça mais sobre a doença e veja como ter uma dieta anti-inflamatória

Tratamentos médicos convencionais são eficazes, mas há estudos sobre técnicas complementares

Mãos

Existem vários tipos de artrite mas você sabe o que é artrite reumatoide?

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória autoimune – uma condição que faz com que o sistema que normalmente protege o corpo contra infecções e doenças, faça o contrário e acabe atacando o próprio corpo. Ela ataca as articulações, causando dor, inchaço, rigidez e perda da função nas articulações. Tudo isso faz com que, ao longo do tempo, os músculos, os tendões e os ligamentos que suportam as articulações, enfraqueçam-se. A reumatoide é diferente de outros tipos de artrite, como a osteoartrite, que é associada ao desgaste e à ruptura da cartilagem e é mais comum na meia idade. Porém, todas as formas de artrite têm sua principal causa em comum: a inflamação.

Pessoas que sofrem de artrite são medicadas com uma droga conhecida como tumor necrosis factor (TNF). Porém, cerca de 30% dos pacientes não respondem ao medicamento e é por isso que há uma necessidade de desenvolvimento eficaz de outras opções de combate à doença. Uma delas, descoberta recentemente por cientistas, consiste em uma proteína que atua como um indicador para determinar quais glóbulos brancos vão aumentar ou diminuir a inflamação. No entanto, enquanto ainda não são desenvolvidas técnicas mais efetivas, você pode dar uma olhada nos alimentos recomendados e nos alimentos não recomendados para pessoas que adquiriram a doença ou têm tendência a adquiri-la.Lembre-se, é sempre recomendável consultar um médico.

Alimentos que contribuem

Os alimentos têm uma influência sobre os casos de artrite. Isso porque alguns são “promotores de inflamação”, favorecendo o problema. A taxa de açúcar no sangue é um fator que causa inflamação; outro é o alimento que possui proteínas que podem dar alergias. Alguns exemplos são o leite de vaca, o trigo, camarão, corantes artificiais, nozes e amendoins.

Apesar disso, há outros tipos de comida que são anti-inflamatórias e ajudam a diminuir as dores da artrite. Alguns exemplos são a couve, o mirtilo (blueberry), a abóbora, cogumelos, gergelim, sementes de cânhamo, salmão e chá verde.

Um estudo feito pela American College of Rheumatology mostra que o óleo de peixe, que contém ômega-3 ácido graxo (um nutriente que o corpo não produz e precisa ser obtido a partir de peixes como o atum, salmão, cavala e linhaças) age como um anti-inflamatório e também alivia a dor.

Há também alguns tipos de ervas que funcionam da mesma maneira que o ômega-3. Um extrato de raiz chinesa, chamado Tripterygium wilfordii ou Thunder God Vine combate a inflamação da artrite reumática. Outros quatro diferentes tipos de ervas são indicados para esse problema inflamatório: a raiz de bardana, o açafrão da terra, o gengibre e a linhaça, que também é uma ótima fonte de ômega-3. Há ainda o goji berry, que é uma fruta chinesa que fortifica os ossos (você pode conseguir esse produto clicando aqui).

Yoga

Apesar de não haver pesquisas definitivas que comprovem que a prática de yoga seja realmente efetiva contra a artrite, primeiros estudos descobriram que, ao melhorar a função física, a força e a flexibilidade, a quantidade de inchaços nas articulações diminui.

Confira agora um vídeo que explica como ter uma dieta anti-inflamatória.


 

Comentários  

 
0 #1 2014-05-21 19:09
Muito interessante essa matéria.
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