Nove dicas de como reutilizar cascas de alimentos

Reutilizar restos são úteis na estética, na limpeza e até para criar outros tipos de alimentos

Casca de frutas

Sobras de alimentos como frutas, verduras e legumes podem te servir para muita coisa antes de irem para o lixo.

Muita gente "reutiliza" as cascas para preparar refeições, bebidas, produtos de limpeza e até itens para tratamento estético. Se possível, consuma sempre alimentos orgânicos. Confira abaixo nove dicas de como reutilizar cascas de alimentos e se beneficiar dessas "sobras":

Limpeza

1. Removedor de gorduras

Antes de recorrer aos produtos químicos nocivos que prometem remover até as piores manchas de sujeira, experimente usar a combinação limão + bicarbonato de sódio ou sal (sal ou bicarbonato atuam como um abrasivo). Polvilhe a área suja com um abrasivo da sua escolha e, em seguida, aplique o suco de limão feito a partir da casca. Na sequência, é só esfregar o local. Atenção: Cuidado! Não limpe áreas sensíveis, como as feitas de mármore, com o limão.

2. Limpar a chaleira

Para esse tipo de limpeza, são necessárias apenas cascas de limão e água quente. Coloque as cascas da fruta dentro do recipiente (chaleira), adicione água e deixe ferver. Desligue o fogo e deixe de molho durante uma hora, escorra e lave bem.

Comida

3. Extratos cítricos

Faça raspas ou pó de frutas cítricas (laranja, limão e outras). Antes de começar, retire o miolo da fruta e deixe as cascas secarem durante três noites (até ficarem com a textura bem murcha). Coloque no liquidificador ou triturador e bata a mistura até que o conteúdo se transforme em pó. Guarde dentro de um recipiente fresco e limpo. Você poderá utilizar o extrato em pratos de comidas e sobremesas (como bolos).

Frutas cítricas

4. Açúcar cítrico

Faça extratos cítricos em pó e adicione ao açúcar convencional. Deixe a casca da fruta secar, triture-a em um liquidificador até virar pó e adicione no açúcar. Ou pegue as cascas frescas e coloque dentro do recipiente do açúcar e deixe que o óleo da casca se misture ao açúcar.

5. Batata frita

Fazer batata frita usando a própria casca da batata. Misture as cascas da batata com suco de limão e azeite até cobrir uniformemente a forma. Espalhe a batata na assadeira e deixe cozinhar na temperatura mais alta do forno (verifique cuidadosamente até chegar ao ponto). Mexa para mudar a posição das batatas para que elas sejam queimadas de maneira uniforme (cerca de 10 minutos em cada lado). Tempere a gosto.

Batata frita

6. Caldos

Cascas de batatas, de cebola e de cenoura podem se transformar em um gostoso caldo para sua refeição. Ferva as cascas junto com alho-poró (a seu gosto) e pronto, está feito seu caldo. Guarde-o em um recipiente apropriado.

Estética

7. Esfoliação

Você pode esfoliar sua pele de forma simples usando açúcar e banana. Polvilhe o açúcar na parte interna da casca da banana e use-a como esfoliante suave. Esfregue delicadamente no corpo todo, em seguida, enxague no chuveiro.

Casca de banana

8. Refresque seu rosto

Use casca de laranja. Esfregue as cascas em seu rosto suavemente, evite a região dos olhos, pois a laranja é uma fruta cítrica e pode causar irritação uma vez que entrar em contato com seu olho. Em seguida, lave cuidadosamente seu rosto com água morna. Atenção: jamais faça isso e saia ao sol sem fazer a higienização do rosto - manchas podem ser criadas em seu rosto.

9. Hidratação

Para hidratar e melhorar a textura da sua pele use as cascas do abacate. Esfregue a parte interna da casca do abacate em seu rosto. O abacate é uma fruta rica em nutrientes que hidratam.

Se possível, consuma sempre alimentos orgânicos, pois eles não fazem uso de agrotóxicos e fertilizantes inorgânicos, que podem ocasionar diversos problemas ao meio ambiente.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail