Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça o branqueamento de alimentos, técnica para congelar legumes, frutas e verduras preservando textura e sabor

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Depois de encher o carrinho de verduras, frutas e legumes na feira, você chega em casa e prepara o almoço, certo? Mas o que fazer com um pé de brócolis tão grande? E com os restos de salsa, cebolinha e coentro já picados? E com o maço? Uma boa opção é congelar legumes, frutas e verduras!

O ato faz com que os alimentos durem por muito mais tempo, porque a água presente neles se transforma em gelo, dificultando muito o crescimento de bactérias e diminuindo as reações químicas.

Assim, você pode consumi-los sem precisar comprar tudo de novo. Veja o caso da salsa, por exemplo. Após utilizar parte do maço para fazer o almoço, limpe muito bem as folhas com água, e depois seque-as. É importante deixá-las bem sequinhas para que não se formem pedrinhas de gelo sobre as folhas quando elas forem colocadas no congelador (isso pode danificar o alimento).

Corte os talos, elimine folhas velhas e pique tudo em ponto pequeno (isso lhe poupará tempo quando quiser usá-los depois). Por fim, sabe aquela velha bandejinha de gelo? Então, use-a para congelar a salsa! Distribua as pequenas partes cortadas sobre cada espaço, ponha um pouco de água e congele. Para fazer ervas finas, em vez de água, utilize azeite de oliva – assim as folhas não escurecem e você cria um jeito prático para temperar guisados, assados, massas e sopas. Confira o passo a passo completo na matéria:

ervas
Aprenda a congelar suas ervas para evitar desperdício

Legumes e frutas

O método de como congelar legumes e frutas é diferente, mas também muito simples. Por exemplo, a cenoura. Digamos que você utilizou metade da cenoura picada para fazer seu jantar e não quer desperdiçar o restante. Porém, quando a conserva na geladeira, você nota que ela fica seca ou perde um pouco do sabor. Para evitar esses problemas, você pode picar ela por inteiro, depois colocar para cozinhar durante três minutos. Após esse período, tire os pedaços da panela e coloque-os em água gelada. Esse processo chama-se branqueamento de alimentos e serve para preservar o valor nutricional dos alimentos, a coloração e o sabor.

Depois é só colocá-los em um recipiente de vidro ou plástico (podem ser saquinhos, mas também é possível enrolá-los em filmes plásticos, atentando-se para não deixar ar dentro deles) e congelar. Fazendo isso, você pode conservar esses alimentos por mais de seis meses.

A técnica é indicada para congelar frutas e vegetais mais consistentes – o branqueamento funciona muito bem para congelar brócolis, por exemplo. Se o alimento for mais macio – como a abobrinha -, o branqueamento deve ser realizado por um período menor de tempo, para evitar que o legume se desmanche. O branqueamento de alimentos também pode ser utilizado para congelar batatas, berinjela, beterraba, milho verde, vagem, ervilha, pimentão, couve-flor, repolho e espinafre. Você também pode usar a técnica para congelar frutas mais firmes, como a maçã e a pera. O tempo de cozimento varia de acordo com o alimento.

Folhas de outros tipos, como acelga, chicória e couve manteiga, devem ser picadas, colocadas no vidro ou recipiente vedado e postas no congelador. Importante: folhas sensíveis não resistem ao congelamento, caso de alface e rúcula, por exemplo. No caso das frutas, muitas delas podem ser congeladas inteiras, como morango, acerola, amora e framboesa. A banana pode ser congelada descascada e cortada em pedaços, e serve ao preparo de vitaminas ou até de sorvete natural. Confira a receita:

Sorvete de banana
Aprenda como fazer sorvete de banana

Além de congelar legumes, frutas e verduras, também é importante saber qual o melhor jeito de conservar seus alimentos. Confira:

alface-verduras-frescas
Como conservar verduras e outros alimentos

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais