Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Modelo mais resistente possibilita a prática de snowboard enquanto capta energia solar

A prática de esportes está associada à queima de calorias, ou seja,  gasto de energia. Mas a força dos músculos e a atividade ao ar livre podem ser uma alternativa para produzir eletricidade. As bicicletas elétricas são um exemplo disso e, agora, a novidade tem a ver com a prática de um esporte de inverno: o snowboard. Com painéis solares mais flexíveis e resistentes já é possível aplicá-los em qualquer superfície, inclusive na prancha usada para praticar a modalidade.

A equipe Signal snowboard e uma empresa fabricante de painéis solares se juntaram para produzir um equipamento capaz de captar luz durante a prática do esporte. A face superior da prancha foi recoberta com uma folha de painel solar flexível que, ao ser exposta ao sol, passa a gerar e armazenar eletricidade.  Essa energia pode ser utilizada para recarregar qualquer tipo de bateria através de uma porta USB.

O vídeo abaixo mostra todo o processo de produção, passando pelo uso até chegar ao momento de comprovação, quando a bateria de um celular é recarregadas com a energia captada. Durante a montagem parece que a placa flexível irá perder a sua função quando ela é cortada ao meio e depois lixada para dar o acabamento, mas ela resiste a todo o processo e também ao impacto das manobras feitas pelo snowboarder Tyler Flanangan, que exigem muito da flexibilidade e resistência do produto. Confira:

Veja também:
Sistema inovador usa algas para gerar energia enquanto filtra água
Tecidos e plásticos com células fotovoltaicas podem se tornar realidade, demonstra pesquisa


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais