Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça o Catalyst 2030, movimento global de inovadores da mudança social que busca acelerar o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Catalyst 2030 é um movimento global que reúne empreendedores de impacto e ativistas sociais de todos os setores, com o objetivo de criar abordagens inovadoras para acelerar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. A coalizão, lançada em janeiro de 2020 durante o Fórum Econômico Mundial, conta com mais de 500 empreendedores sociais, cujo trabalho impacta diretamente cerca de 2 bilhões de pessoas em 195 países.

O Catalyst 2030 chegou ao Brasil em março de 2021, em um cenário de crise econômica, piora nos índices de desigualdade social e queda de investimentos privados em programas sociais, deflagrado em grande parte pela pandemia do novo coronavírus.

Unindo forças com comunidades, governos e empresas, os agentes de mudança que integram o Catalyst 2030 acreditam no poder de abordagens inovadoras e ousadas para minimizar os impactos devastadores da Covid-19 no Brasil e no mundo, rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os membros do movimento incluem ONGs, empreendedores sociais, intermediários, financiadores e outros inovadores de mudança social.

Catalyst 2030 e os ODS

Os 193 países-membros da ONU (Organização das Nações Unidas) têm orientado suas decisões seguindo uma nova agenda: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Lançada em setembro de 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, na Assembleia Geral da ONU, a agenda é composta por 17 objetivos que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

Os ODS – que incluem metas como erradicação da pobreza, promoção da segurança alimentar, redução das desigualdades e estabelecimento de padrões de produção e consumo sustentáveis, entre outras – representam um apelo urgente à comunidade global para a elaboração de ações que combatam as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, garantam o crescimento econômico, de mãos dadas com o desenvolvimento sustentável.

Para alcançar esses objetivos, é preciso acelerar o passo e unir esforços no enfrentamento aos desafios. Nesse sentido, o Catalyst 2030 surge como uma solução possível para otimizar a atuação dos agentes de mudança, potencializando as ações realizadas por organizações da sociedade civil e empreendedores de impacto positivo.

O encontro do lançamento do projeto no Brasil, que aconteceu em março de 2021, reuniu líderes globais e transformadores do Brasil para discutir estratégias e ações coletivas inovadoras, centralizadas nas pessoas e na natureza, catalisando mudanças para alcançar os ODS.

Quer saber mais? Confira o vídeo de lançamento do Catalyst 2030 Brasil e acesse aqui o site do projeto!