Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Descubra as vantagens e as desvantagens da transformação digital para as pessoas e o planeta

transformação digitalImagem de Christina @ wocintechchat.com em Unsplash

A transformação digital é o processo de adoção de ferramentas digitais, tecnologias inovadoras e mudanças culturais para aprimorar ou substituir processos obsoletos, como o uso de papel. A transformação digital utiliza o fenômeno da desmaterialização para incorporar ao cotidiano de empresas, instituições e indivíduos uma cultura de transformação de objetos físicos em digitais, por meio de provedores de armazenamento de arquivos em nuvem e plataformas de streaming, por exemplo.

Como ferramenta da transformação digital, a desmaterialização facilita a gestão de documentos, previne fraudes, otimiza processos e reduz custos e reduz a necessidade de espaços físicos no mundo do trabalho. Além disso, o processo de digitalização de documentos tem sido visto como uma ação de sustentabilidade importante para as empresas, uma vez que metade dos resíduos gerados em ambientes corporativos no mundo é papel. Além disso, a produção de uma única folha de papel A4 consome cerca de 10 litros de água.

A transformação digital e a sustentabilidade

Assim como a inovação da máquina a vapor e a difusão da eletricidade mudaram a sociedade, a transformação digital já é uma realidade. As indústrias de música e mídia foram algumas das primeiras a experimentar os efeitos da transformação digital, por meio da desmaterialização. O setor de varejo o acompanhou.

Mas qual será o impacto da transformação digital no futuro? Por um lado, a tecnologia disponível, por meio da digitalização de documentos, permite reduzir o consumo de papel e de cartuchos de toners de impressoras nas empresas e nas residências. Além disso, as novas formas de configuração de trabalho, como o esquema de home-office, também impulsionadas pela ascensão de novas tecnologias, contribuem para a redução da demanda de energia nas empresas, da geração de resíduos e do consumo de água.

A transformação digital está desempenhando um papel significativo no desenvolvimento sustentável e tendo um grande impacto na vida das pessoas. Para acelerar o progresso em direção aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos em 2015, é crucial usar todo o potencial dessas transformações, com cooperação digital ativa e interações entre pesquisadores e formuladores de políticas. As abordagens para enfrentar os desafios globais devem continuar a evoluir, assim como nossas terras agrícolas, nossos ecossistemas e nossos espaços urbanos estão mudando.

Casas inteligentes, por exemplo, otimizam o consumo de energia em casa. Aplicativos de compartilhamento de alimentos reduzem o desperdício. Sistemas de transporte inteligentes orientam o tráfego pelas cidades com menos emissões. Novos métodos digitais, junto aos recursos da inteligência artificial e aos sistemas de informação de saúde inteligentes, também abriram o caminho para serviços de saúde preditiva inovadores e medicina personalizada, para garantir um futuro saudável e seguro para todos.

A transformação digital também facilita o monitoramento oportuno do clima urbano, poluição sonora e poluição do ar para benefícios de saúde ambiental. Aplicativos como o Breezometer e o Luftdaten fornecem informações quase em tempo real sobre a qualidade do ar em uma cidade, possibilitando que os cidadãos estejam cientes do ambiente.

Transformação digital tem vantagens e desvantagens

É importante entendermos que o progresso tecnológico traz benefícios, mas também tem seu preço. Smartphones mais novos, por exemplo, estão substituindo dispositivos mais antigos em intervalos cada vez mais regulares. Os modelos desatualizados acabam nas gavetas (e no lixo) com muita frequência. Em 2016, 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram gerados em todo o mundo – e somente 20% desse total foi reciclado.

Por enquanto, não é possível dizer que a transformação digital seja necessariamente sustentável. Além da enorme geração de lixo, o fenômeno também contribui para o aumento da já gigantesca demanda global de energia. O rápido crescimento do uso da nuvem e nosso uso diário de internet vêm produzindo uma demanda coletiva de eletricidade nunca vista anteriormente.

Por isso, é necessário que as legislações e políticas em todo o mundo evoluam em conjunto para acompanhar os novos recursos tecnológicos, com responsabilidade ética e ambiental. A transformação digital tem um enorme potencial para contribuir na proteção dos ecossistemas, na redução de emissões de gases do efeito estufa, no combate às mudanças climáticas e na saúde da natureza, mas é importante que estejamos atentos aos prejuízos que a tecnologia pode trazer.


Fontes: Global Dev, International Institute for Applied Systems Analysis, The Digital Revolution and Sustainable Development: Opportunities and Challenges e Innolytics


Veja também: