Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Iniciativa quer incentivar a reciclagem de objetos que contêm metais pesados e toxinas

A Organização das Nações Unidas (ONU) e do governo dos Estados Unidos criaram um projeto para descobrir onde foram parar os eletrônicos antigos fabricados no país e que estão espalhados pelo mundo. A iniciativa visa dar uma destinação correta a tais produtos, além de incentivar a cultura da reciclagem, principalmente de eletrônicos.

De acordo com o site NT Daily News, o projeto contará com auxílio de oficiais da África e da Ásia para localizar celulares, computadores e outros aparelhos eletrônicos, além de verificar quais são as medidas mais eficientes em cada país para que a reciclagem aconteça. O financiamento da iniciativa é da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e custará R$ 4 milhões para rastrear os objetos americanos pelos próximos cinco anos.

Segundo o site PopSci, é possível que apenas cerca de 10 a 15% dos computadores e celulares velhos sejam reciclados. Para a ONU, aproximadamente 40 milhões de toneladas métricas de lixo eletrônico são produzidas anualmente.

Os eletrônicos são grandes poluidores do ambiente, tanto por necessitarem de muita água e energia para a produção de todas as peças que os compõem, quanto por conterem metais pesados e toxinas. Para encontrar postos de reciclagem de eletrônicos, clique aqui.