Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda a usar materiais para paisagismo de modo sustentável

Os materiais para paisagismo podem fazer toda a diferença em um projeto. Contudo, existem diversas opções não-sustentáveis no mercado, que podem acabar incentivando o consumo de materiais poluentes e prejudiciais ao meio ambiente. Embora parar com o uso desses componentes é essencial, outra maneira de usufruir de alguns materiais para paisagismo é pela reutilização! 

A reutilização de materiais pode ajudar a reduzir a quantidade de lixo encaminhada para aterros sanitários, além de contribuir esteticamente para a aparência de seu projeto. Até os materiais de construção de um projeto, como tijolos e outros tipos de concreto podem ser reutilizados durante esse processo. Além de reutilizar, também é possível usar materiais recicláveis! Recipientes de plástico e até caixas de ovos podem ter um papel importante dentro do paisagismo, sendo usados como sementeiras ou vasos.

O método de usar materiais reutilizáveis para paisagismo não é novo. Ele foi uma resposta para consumidores conscientes, que evitam o desperdício e querem contribuir com a sustentabilidade em seus próprios espaços. 

Confira como reutilizar materiais para paisagismo!

Tijolos 

Sobraram tijolos da sua obra de paisagismo? Construa um canteiro de flores com as suas sementes de preferência! Alguns tipos de tijolos também podem fazer ótimos vasos, se você não tiver o suficiente para um canteiro. Mas, esses não são os únicos usos desse material. Se não for bom com plantas, tente adicionar os tijolos no chão para fazer trilhas permanentes! 

Pallets de madeira

O pallet de madeira poderia ser considerado o multiuso do paisagismo. Além de ser um ótimo material para criar um jardim vertical, segurando vasos e outras decorações, eles também podem virar mesas, bancos e até cercas. 

Papelão 

O papelão também tem uso na jardinagem e pode ser utilizado na construção de canteiros. Pode ser usado como barreira de ervas daninhas para cobrir áreas de grama e iniciar jardins de plantio direto. 

Por outro lado, se não souber como usar o papelão, ele pode ser adicionado picado dentro da sua composteira para equilibrar o nitrogênio dos restos de comida. 

Pedras 

As pedras são ótimos materiais para paisagismo! Usadas tanto para decoração, como para criar trilhas ou para auxiliar no na retenção de água de plantas, as pedras são fáceis de achar e podem ser um componente natural dentro do seu projeto. 

Por outro lado, se você gosta de animais e quer encorajar o aparecimento de algumas espécies em seu espaço, as pedras podem servir de habitat para alguns sapos e outras espécies de anfíbios. 

Portas e janelas 

Até restos de portas e janelas podem ser usados no paisagismo. Normalmente, essas peças são mais difíceis de encontrar ou até de incorporar, mas podem ser usadas na construção de uma mini estufa para as suas plantas! 

Jornal 

Assim como o papelão, os jornais podem ser usados antes de camadas de compostos. Esse material é um agente contra ervas-daninhas além de ajudar a atrair minhocas para o seu jardim.