A cidade figurou entre as cinco primeiras posições de seis das nove categorias aferidas por pesquisa
A cidade de São Francisco, localizada no Estado norte-americano da Califórnia, tem tido destaque mundial há alguns anos devido a iniciativas ecologicamente corretas. Agora seus habitantes já podem comemorar o que era apenas uma suposição: a cidade foi eleita a mais verde da América do Norte, em estudo que contou com 27 das maiores regiões metropolitanas dos Estados Unidos e do Canada.
A pesquisa, denominada “U.S. and Canada Green City Index”, foi conduzida pelo Economist Intelligence Unit, referendada pela Siemens e teve seu resultado divulgado no início de julho. Fatores como a performance ambiental e as políticas sustentáveis foram os parâmetros para a divisão das nove categorias testadas: dióxido de carbono, emissões, energia, uso da terra, construções, transporte, água, lixo, qualidade do ar e administração governamental.
São Francisco apareceu nas cinco primeiras posições em seis das nove categorias (energia, construções, transporte, água, lixo e qualidade do ar) e ficou em primeiro lugar no quesito controle de resíduos devido ao fato de ser a primeira cidade dos EUA que determinou a compostagem e reciclagem do lixo para residências, estabelecimentos alimentares e eventos, em 2009.
O relatório também aponta a cidade como a líder em parcerias com o setor privado para projetos ambientalmente inovadores – outro motivo para receber o destaque mais alto.
Vancouver, Nova York, Seattle e Denver figuraram no topo da lista. Cleveland, St. Louis e Detroit foram eleitas as menos verdes.