Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Quilowatt-hora (kWh) é uma unidade de medida utilizada habitualmente para medir o consumo de energia

Quilowatt-hora (kWh) é uma unidade de medida utilizada habitualmente para medir o consumo de energia. Na física, um quilowatt-hora corresponde à energia elétrica consumida por um equipamento de potência 1 quilowatt durante uma hora. 

Para a maioria dos equipamentos elétricos, a quantidade de energia correspondente a 1 joule é muito pequena. Por isso, as companhias elétricas medem a quantidade de energia consumida em uma unidade maior que o joule. Essa unidade de medida é o quilowatt-hora.

Energia

Não há uma definição exata para energia, mas na física trata-se de um conceito importante e que representa a capacidade de realizar trabalho ou de desempenhar uma ação. A palavra também é utilizada em outras áreas científicas, como a biologia e a química.

A energia desempenha um papel essencial em todos os setores da vida, sendo a grandeza mais importante da física. Os seres vivos dependem da energia para sobreviver e a obtém através da alimentação, em forma de energia química. Além disso, os organismos também recebem energia do Sol.

Princípio Geral da Conservação de Energia

Na física, o termo conservação se refere a algo que não muda. Isso significa que a variável de uma equação que representa uma grandeza conservativa é constante ao longo do tempo. Além disso, esse sistema diz que a energia não se perde, não se forma e nem pode ser destruída: ela apenas se transforma.

Unidades

A unidade de energia definida pelo Sistema Internacional de Unidades é o joule (J), que se define como o trabalho realizado por uma força de um Newton em um deslocamento de 1 metro. No entanto, ela também pode ser descrita em outras unidades:

  • Caloria (cal): é a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de um grama de água de 14,5 a 15,5 graus Celsius. Um joule equivale a 0,24 calorias;
  • Quilowatt-hora (kWh): é usada habitualmente para medir o consumo de energia (1 kWh = 3,6 x 106 J);
  • BTU (British Thermal Unit): Unidade térmica britânica 1 BTU = 252,2 calorias;
  • Elétron-volt (eV): É a quantidade de energia cinética ganha por um único elétron (elétron) quando é acelerado por uma diferença de potencial elétrico de um volt, no vácuo (1 eV = 1,6 x 10–19 J).

Potência e quilowatt-hora

Potência é a grandeza física que indica a rapidez com que determinado trabalho é realizado ou com que determinada quantidade de energia é transformada de uma forma em outra. No Sistema Internacional de Unidades, o trabalho é medido em joule, o intervalo de tempo é medido em segundos e a potência é medida em watt (W), em homenagem ao físico escocês James Watt.

1 W = 1 J/s

Como dito anteriormente, a quantidade de energia correspondente a 1 joule é muito pequena. Por isso, as companhias de eletricidade medem a quantidade de energia elétrica consumida em quilowatt-hora, uma unidade de medida menor que o joule. 

1 kWh = 1 kW x 1h → 1 kWh = 1000 W x 3600 s → 1 kWh = 3,6 x 10^6 J

Diferença entre quilowatt e quilowatt-hora

kW é a sigla para quilowatt, uma unidade que quantifica potência. Essa unidade é usada para medir o consumo de eletricidade. Já kWh é a sigla para a média de quilowatts consumidos ao longo de uma hora.

Preço

Se você souber qual é a tarifa cobrada por cada kWh na sua região, é possível fazer um cálculo aproximado do valor da conta de luz no final do mês.