Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça os incríveis benefícios do consumo regular de óleo de nozes para a saúde da sua pele e do seu corpo

O óleo de nozes é extraído através de um processo de prensagem a frio de nozes inteiras. Com sabor delicado, pode substituir o azeite de oliva em saladas, pesto, patê, molhos e diversos outros usos. 

As nozes são conhecidas como as oleaginosas mais saudáveis ​​do mundo. Sua origem remonta à antiga Pérsia, e se tornaram populares nas rotas de comércio, sendo, muitas vezes, oferecidos à realeza. 

Os romanos acreditavam que a noz era capaz de neutralizar venenos e tratar doenças de pele. Na medicina tradicional chinesa, as nozes são utilizadas para desintoxicação dos rins, nutrição do sangue e suporte à saúde gastrointestinal, entre outros. 

A ciência já encontrou evidências para apoiar muitas dessas afirmações. Embora os estudos tradicionalmente se concentrem nos benefícios da noz inteira, pesquisas mais recentes sugerem que o óleo mantém seus efeitos positivos para a saúde.

Alguns estudos mostram que os nutrientes e compostos benéficos desse óleo, como ácidos graxos insaturados e polifenois, contribuem para melhorar a saúde do coração e reduzir o açúcar no sangue, prevenindo diabetes e doenças cadiovasculares.

O óleo de noz também é rico em selênio. Esse antioxidante apoia a função tireoidiana saudável e pode reduzir o risco de declínio cognitivo, doenças cardíacas e até câncer! Confira.

Benefícios do óleo de nozes 

1. Melhora a saúde da pele

Os nutrientes do óleo de nozes podem promover uma boa saúde da pele. Uma colher de sopa contém mais de 8 gramas, ou mais de 5 vezes a ingestão diária de um ácido graxo ômega-3 chamado ácido alfa-linolênico.

Em seu corpo, esse composto é convertido nas formas mais longas de ácidos graxos ômega-3, chamados de ácido eicosapentaenoico e ácido docosahexaenoico, que ajudam a formar os componentes estruturais de sua pele.

É por isso que o ômega-3 é conhecido por estimular a renovação celular da pele, combater doenças inflamatórias tópicas e promover a cicatrização de feridas.

Além disso, o óleo de noz contém grandes quantidades de ácido linoléico de ácido graxo ômega-6, o ácido graxo mais predominante na camada mais externa de sua pele.

2. Diminui a inflamação

Adicionar óleo de noz à dieta pode combater a inflamação crônica, que tem sido associada a doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e outros problemas de saúde.

Um estudo de 6 semanas em 23 adultos com colesterol alto descobriu que uma dieta rica em ácido alfa-linolênico diminuía a produção de proteínas inflamatórias no corpo.

As nozes também são ricas em polifenóis chamados elagitaninos, que as bactérias intestinais convertem em outros compostos benéficos.

Esses compostos podem ter propriedades anti-inflamatórias e agir como antioxidantes que combatem os danos às células causados ​​por moléculas chamadas radicais livres. 

3. Ajuda a reduzir a pressão arterial

Estudos sugerem que dietas ricas em nozes inteiras podem ajudar a reduzir a pressão arterial, provavelmente por causa de seus altos níveis de ácido alfa-linolênico e polifenóis. Como o óleo de nozes também é rico nesses compostos, ele pode exercer efeitos semelhantes no corpo.

4. Melhora o controle do açúcar no sangue

O consumo de óleo de nozes pode melhorar o controle deficiente do açúcar no sangue associado ao diabetes tipo 2.

Esses efeitos podem ser resultado da alta concentração de antioxidantes, que podem ajudar a combater o estresse oxidativo associado a altos níveis de açúcar no sangue.

5. Melhora os níveis de colesterol

Comer regularmente nozes pode ajudar a reduzir os altos níveis sanguíneos de triglicerídeos e colesterol total e LDL (ruim), o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

Isso pode ser devido aos altos níveis de ácidos graxos ômega-3 e compostos antioxidantes das nozes, ambos também encontrados no óleo de nozes. 

6. Pode ter ação anticâncer

Certos compostos do óleo de nozes podem ajudar a prevenir a progressão de alguns tipos de câncer.

Especificamente, seu corpo converte os elagitaninos das nozes em ácido elágico e, em seguida, em compostos chamados urolitinas.

Um estudo em tubo de ensaio descobriu que as urolitinas podem ajudar a regular os níveis de antígeno específico da próstata, um fator de risco para câncer de próstata, e desencadear a morte de células cancerosas.

O consumo de nozes também foi associado a riscos mais baixos de câncer de mama e colorretal em estudos com animais e observacionais.

No entanto, uma pesquisa mais extensa com foco nos efeitos do óleo de noz em humanos é necessária antes que conclusões possam ser tiradas sobre seus efeitos anticâncer.

Cuidados e precauções

Alergias

As nozes podem causar uma reação alérgica grave em pessoas com alergia a nozes. Algumas pessoas alérgicas a amendoim podem ter uma reação alérgica se consumirem óleo de nozes. Por isso, certifique-se de que você não terá uma reação alérgica ao consumir o produto. 

Ganho de peso

O óleo de noz é saudável, mas rico em calorias. Use-o com moderação ao cozinhar, salpicando em saladas ou misturando-o em um molho para evitar ganho de peso indesejado. O excesso de peso pode causar problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e outras condições médicas graves.

Interação com medicamentos

As nozes podem interagir com alguns medicamentos para a tireoide. Converse com seu médico para ter certeza de que o óleo de nozes pode ser adicionado à sua dieta.