Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Prefeita afirma que ausência de veículos será oportunidade para moradores e turistas aproveitarem a cidade

Imagem: Didier Boy de la Tour / Wikimedia Commons

No próximo dia 27 de setembro, a capital francesa, Paris, terá um dia bem tranquilo… E não é por causa de algum feriado. A administração da cidade decidiu fechar suas principais avenidas e ruas para veículos durante 24 horas – uma ação inédita.

Veículos motorizados não poderão circular pelas vias parisienses na data determinada (com algumas exceções, como ambulâncias e viaturas policiais) – as ruas estarão bem livres para ciclistas e pedestres. Veículo sobre trilhos funcionarão normalmente.

Exposições, shows e outras atividades de entretenimento estão marcadas, segundo a organização do evento. “Será uma oportunidade para parisienses e turistas aproveitarem a cidade sem barulho, poluição e estresse”, anunciou a prefeita Anne Hidalgo, em seu Twitter.

As áreas sem tráfego incluem 11 bairos (do 1º ao 11º arrondissement), e os mais conhecidos pontos turísticos, como a avenida Champs-Élysées, a Praça da República e de Stalingrado, a Praça da Bastilha e toda área ao redor da Torre Eiffel e do Bosque de Boulogne, entre outros.

Tráfego intenso e problemas climáticos já fizeram a cidade liberar transporte público gratuito por três dias em 2014. No início de 2015, um rodízio de veículos mais intenso foi implementado.

Em dezembro, Paris recebe a Conferência Internacional sobre Mudanças Climáticas (COP21).

Veja também:
Grande nível de poluição na França faz governo liberar transporte público gratuito por três dias
Paris implanta rodízio de veículos e transporte público gratuito para amenizar poluição