No período de 2 a 5 de julho serão realizadas diversas atividades gratuitas nas áreas de Astronomia e Geofísica, como oficinas, sessão de planetário e observação noturna
Por Claudia Costa – Jornal da USP | Vocês sabem qual a real distância de um planeta para o outro? A diferença do tamanho da Lua para a Terra, ou da Terra para o Sol? Quão grande são os planetas gigantes? As respostas estão em uma das oficinas, Sistema Solar em Escala, que integra a 8ª edição de Férias com Mais Estrelas, promovida pelo Observatório Abrahão de Moraes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. O evento reúne diversas atividades, que serão realizadas, entre 2 e 5 de julho, no Observatório em Valinhos, com acesso por Vinhedo, interior de São Paulo. Tudo com entrada gratuita. Para ver a programação completa clique aqui.
Além das tradicionais oficinas, com experiências e aprendizado para as crianças, o evento traz como novidade as sessões de quarta a sexta no Planetário. Esses eventos devem ser agendados pela plataforma Sympla. No sábado, os portões estarão abertos das 9h às 16h, com diversas atividades científicas, culturais e esportivas – haverá atividades de observação do Sol, guias em todos os instrumentos e equipamentos do Observatório, experimentos científicos, atividades científicas e artísticas, Show da Física, apresentação do Coral de Vinhedo, além de doações de livros e mudas. Ainda estão programadas observações noturnas, que nesta edição não precisam ser agendadas, é só chegar entre 19h e 21h para participar e poder observar o céu estrelado através de telescópios.
A primeira edição do evento ocorreu em 2014 e seu objetivo principal é fazer uma divulgação científica de qualidade, como afirma o professor do IAG/USP Ramachrisna Teixeira, responsável pela organização. “Além disso, quer dar uma resposta, principalmente à comunidade vizinha que graças a este e outros eventos mais e mais tomam consciência da existência do Observatório tornando-o uma referência na região em termos de difusão do conhecimento”, destaca o professor. Em sua 8ª edição, o evento conta com apoio das Prefeituras de Valinhos e de Vinhedo, e a expectativa é de receber um grande público, com aproximadamente 2 mil visitantes.
Na programação estão quatro oficinas. Sistema Solar em Escala, recomendada para crianças a partir de 10 anos, vai explorar os principais astros do sistema solar, em tamanho real. Em Pulseiras Astronômicas (voltada para crianças a partir de 12 anos), os participantes aprenderão a confeccionar uma pulseira com a técnica de macramê, utilizando miçangas de pedra natural para representar os planetas do sistema solar. Além de poder levar o item para casa, a atividade vai apresentar as características dos planetas do sistema solar.
Na oficina PETnave Espacial, crianças e jovens podem soltar a criatividade construindo e personalizando seus próprios foguetes feitos com garrafas PET. Depois, será feito o lançamento, onde com água e pressão, os foguetes ganham os céus direto da base de lançamento do Observatório em uma experiência educativa e ecológica. E, por fim, a oficina artística Bordando Constelações (para crianças acima de 10 anos) vai ensinar simples bordados no formato de constelações, enquanto aprendem sobre as esses grupos de estrelas que carregaram diversas histórias de culturas e mitologias; a produção também poderá ser levada para casa.
Destaque ainda para as Sessões de Planetário, que envolvem projeções do céu noturno em uma cúpula, simulando a visualização de estrelas, planetas e outros corpos celestes. Essas sessões são uma forma de explorar a astronomia e o universo de maneira imersiva e educativa, muitas vezes com temas variados e adequados para diferentes públicos.
Férias com Mais Estrelas
Datas: de 2 a 5 de julho, em vários horários
Local: Observatório Abrahão de Moraes do IAG em Valinhos
Endereço: Rua do Observatório, Fazenda Santana, Vinhedo, São Paulo
Gratuito; com inscrições para oficinas e sessões no planetário através da plataforma Sympla
Mais detalhes podem ser encontrados no site do Observatório ou no site do IAG-USP e no Instagram.
Este texto foi originalmente publicado pelo Jornal da USP, de acordo com a licença CC BY-SA 4.0. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.