Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Acreditava-se que mudanças no clima tivessem causado risco de extinção de corais, mas falta de predadores de algas é agora considera a principal causa

A situação dos recifes de coral do Caribe é preocupante: eles podem desaparecer em 20 anos. Imaginava-se que as mudanças climáticas eram o principal motivo, mas a sobrepesca do peixe-papagaio e o desaparecimento de ouriços-do-mar podem ser os principais fatores que contribuírem para a situação crítica, segundo informações da ONU e da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

Nos dias atuais, apenas um sexto dos recifes de coral dessa região ainda persiste, de acordo com estudo publicado pelo Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (Pnuma). As alterações climáticas ainda ameaçam, pois favorecem a acidificação dos oceanos e o branqueamento dos corais, retardando seu crescimento.

No entanto, o desaparecimento dos peixes-papagaio, que eram predadores das algas invasoras de corais, devido à sobrepesca; e a morte em massa de ouriços-do-mar em 1983, causada por motivo desconhecido, são agora consideradas as principais questões que levaram à situação crítica atual. Sem os ouriços e os peixes citados, a população de algas aumentou muito e, com muitas algas, é difícil os corais se restabelecerem, de acordo com a IUCN.

Segundo o estudo, desde a década de 1980, mais de 50% da superfície ocupada pelos corais no Caribe desapareceu devido à atividade humana – citando a explosão demográfica, a sobrepesca e a contaminação costeira.

Para tentar reverter o quadro, é necessário que os países da região regularizem e reduzam as construções costeiras, gerenciem melhor o tratamento de águas residuais e, sobretudo, lutem contra a sobrepesca, proibindo a pesca próxima à costa e a efetuada com rede.

Veja também:
Artista instala esculturas embaixo d’água e conta com ajuda de corais para “finalizá-las”
“Biorock” recupera recifes de corais na Indonésia