Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Site simula uma década de excursões da poluição jogada no mar

Cientistas criaram um site que simula as grandes navegações de objetos despejados no oceano num intervalo de dez anos. O Adrift exibe um mapa no qual o usuário posiciona um pato de borracha no oceano e, em seguida, uma animação mostra as viagens que os objetos lançados no mar fazem a partir daquele ponto.

O site usa pesquisas científicas publicadas sobre a hidrosfera e as rotas oceânicas reveladas pelas boias do programa Drifter Global. Esse instrumento possui uma âncora marinha de 15 metros que fica submersa e uma boia de superfície que mede a temperatura do oceano e coleta outros dados sobre a posição em que a boia se encontra. Essas informações são transmitidas através de um sensor via satélites.

Dependência

Por ser barato e maleável, o plástico pode ser utilizado para diversos fins. Porém, esse material tem uma vida útil muito pequena, de apenas 15 minutos em média. E metade do plástico que utilizamos é usado apenas uma vez.

Poluindo o mar

O plástico dura cerca de mil anos e 120 mil toneladas são despejadas no oceano por dia. Apesar da maioria do material descartado ir parar em aterros, a quantidade que atinge a hidrosfera possui impacto mundial. A quantidade despejada em alguns pontos do litoral viaja pelo mundo, como o Adrift mostra, e atinge áreas que nem são habitadas por seres humanos. Atualmente, esses sólidos sintéticos podem ser encontrados em todos os oceanos do mundo, inclusive em áreas de acesso remoto para a população mundial.

Dê uma olhada no vídeo acima para entender melhor. Acesse o site clicando aqui.

Veja também: