Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A GiraDora veio com o intuito de ajudar milhares de famílias carentes e gerar renda às comunidades pobres

Os designers Ji A You e Alex Cabunoc, pensando em famílias carentes que não têm condições de comprar as modernas lavadoras de roupas elétricas, desenvolveram a GiraDora, uma máquina de lavar sustentável que funciona a pedaladas.

Para a máquina de lavar a pedaladas iniciar seu processo, basta adicionar sabão e água e começar a pedalar. A GiraDora imita o processo normal de uma lavadora elétrica, mas utiliza força motora para fazer as roupas girarem dentro de um tambor. Quem pedala a máquina, pode ficar sentado em cima do tambor, evitando as dores nas costas, comuns a quem lava roupa manualmente.

O projeto desenvolvido nos Estados Unidos visa ajudar comunidades em países em desenvolvimento que não dispõem de energia elétrica nem condições financeiras de adquirir uma máquina de lavar tradicional.

A máquina, além de facilitar a vida, pode ajudar certas famílias a gerarem renda, seja alugando a máquina, prestando serviço como lavadeira, ou revendendo-a.

Atualmente a GiraDora está sendo testada no Peru e a expectativa é de que ela seja introduzida em países da América Latina e na Índia, onde há elevados índices de pobreza. A máquina de lavar roupas custa U$ 40 (aproximadamente R$ 80).

Acompanhe o vídeo abaixo para ter mais detalhes sobre a inovação:


Veja também:

  • Vaso sanitário transforma dejetos em fertilizantes e energia
  • Goma de mascar pode ser transformada em resina plástica