Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Veterinário diz que métodos utilizados priorizam o lucro e não o bem-estar dos porcos

O ativista animal Joey Carbstrong capturou imagens de um matadouro do Reino Unido para o filme Pignorant. Colocando câmeras escondidas no local, ele descobriu que o método de atordoar porcos utilizando CO2  antes do abate é “ totalmente desumano”.

De acordo com o jornal The Guardian, os ativistas dizem que as imagens foram as primeiras do tipo obtidas no Reino Unido. 

Usando câmeras escondidas no matadouro Pilgrim’s Pride em Ashton-under-Lyne, no noroeste da Inglaterra, em fevereiro de 2021, os ativistas revelaram porcos em grupos de cinco ou seis sendo mecanicamente conduzidos para uma gaiola e depois mortos em uma câmara de gás em um sistema semelhante a uma roda gigante.

vegan
Veganismo é a forma mais efetiva de salvar o planeta, afirmam lideranças científicas

Os porcos parecem estar em perigo à medida que a concentração de gás aumenta, com um deles ainda chutando depois de mais de três minutos.

“Os porcos no vídeo reagem à primeira inalação de dióxido de carbono com medo e desconforto óbvio”, disse Donald Broom, professor de bem-estar animal na Universidade de Cambridge. “Eles tentam escapar, mas não conseguem. A respiração ofegante pode ser observada em todos os porcos onde a boca é visível. Ofegante indica bem-estar precário. O período de precário bem-estar continua até que o porco perca a consciência.”

Paul Roger, veterinário e membro fundador da Associação Veterinária de Ciência, Ética e Direito do Bem-Estar Animal, disse que alguns porcos pareciam começar a acordar do gás antes do abate. “Se é assim que os animais são tratados nesta fábrica, eles não estão sendo tratados com humanidade. É uma forma inaceitável de tratar qualquer animal e isso realmente me preocupa.”

Larva do bicho-da-seda
Afastados do veganismo, ocidentais só contam com insetivoria para sobreviver à crise ambiental, mas quem se dispõe?

O ativista animal Joey Carbstrong, que capturou as imagens para o filme Pignorant, disse que o uso continuado de CO2 surge do favorecimento do lucro corporativo em detrimento dos interesses dos animais. “Precisamos parar urgentemente de usar animais como recursos porque o resultado é esse tipo de show de terror.”

A Pilgrim’s UK, anteriormente conhecida como Tulip, é uma divisão da Pilgrim’s Pride Corporation, que pertence à JBS, produtora de carne de propriedade brasileira. A sua política de bem-estar animal afirma: “Na Pilgrim’s UK é essencial que todos os suínos sejam tratados humanamente ao longo da vida e que o bem-estar dos suínos esteja sempre na vanguarda de tudo o que fazemos”. Confirma que todos os porcos da Pilgrim’s são atordoados com CO2.

Vegetarianismo e veganismo podem gerar felicidade

Um porta-voz da Pilgrim’s Pride disse: “Não há nada que identifique que este é o nosso site e seria inapropriado comentarmos com base nisso. Além disso, a Agência de Padrões Alimentares é legalmente obrigada a estar presente em todos os locais e revisaria rotineiramente qualquer filmagem tirada de um matadouro para garantir que os animais sejam tratados humanamente, e não tivemos problemas levantados no prazo que você forneceu.”

Em 2003, um órgão consultivo do governo, o Farm Animal Welfare Council, afirmou que o atordoamento/morte por CO 2 “não é aceitável e desejamos que seja eliminado gradualmente em cinco anos”. No entanto, a sua utilização aumentou para 88% de todos os suínos em 2022.

O que é alimentação plant-based e veganismo?

Um novo parecer científico da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, publicado em Junho de 2020, declarou: “A exposição ao CO2 em concentrações elevadas é considerada pelo painel uma séria preocupação de bem-estar porque é altamente aversiva e causa dor, medo e dificuldade respiratória.”

O Defra financiou recentemente pesquisas sobre atordoamento a baixa pressão atmosférica (Laps) como uma alternativa potencial. Os resultados mostraram que não oferece uma alternativa humana, e um relatório Defra de 2021 sobre o bem-estar dos animais no abate declarou: “Não houve vontade por parte dos matadouros de explorar comercialmente o atordoamento com mistura de gases inertes devido ao tempo de permanência prolongado e, portanto, rendimento reduzido.”

Lizzie Wilson, CEO da National Pig Association (NPA), disse: “Embora reconheçamos que o atordoamento com gás não é perfeito, é a melhor, mais humana e eficaz opção comercialmente disponível e, muitas vezes, o método de abate mais confiável para garantir a consistência.

Homens com masculinidade frágil têm medo de aderir ao veganismo, revela estudo

“Além disso, o atordoamento de suínos com gás CO2 proporciona alguns benefícios de bem-estar; há um risco reduzido de potencial erro humano, os animais permanecem em grupos e os modernos sistemas de gás permitem um melhor manejo dos suínos através do uso de portões automáticos, o que reduz a necessidade de intervenção do pessoal e o estresse.”

A NPA disse que organizou uma cimeira no ano passado juntamente com a União Nacional de Agricultores e a Associação Britânica de Processadores de Carne para discutir misturas alternativas de gases, mas concluiu que não havia outro sistema viável disponível. Alice Brough disse: “Gases não aversivos como o argônio ou o hélio oferecem alternativas potenciais, mas são mais caros e não há incentivo financeiro para a indústria da carne mudar seus sistemas”.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais