Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Por Fernanda Rezende em IEA USP Alimentos de grande valor nutricional e que caracterizam o padrão tradicional de consumo alimentar no Brasil, o arroz e o feijão são importantes também do ponto de vista econômico, sociológico e ambiental. Apesar disto, o consumo destes grãos vem caindo no país, ao mesmo tempo em que refeições baseadas em preparações culinárias são substituídas por produtos que aumentam o risco para adoecer. É o que afirmam os autores do livro “Arroz e Feijão – tradição e segurança alimentar“, editado pela Embrapa e que será lançado no dia 29 de novembro, às 9h, em seminário online. O evento de lançamento do livro é uma parceria entre o Grupo Nutrição e Pobreza do IEA e o SIG-Dietética/NutriSSAN.

O livro tem texto de Semíramis Domene, coordenadora do grupo do IEA, que em colaboração com Natália Simonian e Josiane Steluti, da Unifesp, escreveu sobre a importância nutricional da tradicional dupla do prato do brasileiro.

Editado por Carlos Magri Ferreira e José Alexandre Freitas Barrigossi, do Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão da Emprapa, a obra reúne textos que tratam de aspectos histórico-culturais, de consumo, comportamentais e nutricionais relativos ao arroz e ao feijão, entre outras abordagens que contribuem para a melhoria da percepção das pessoas sobre a importância destes alimentos para a alimentação cotidiana. O prefácio é de Carlos Augusto Monteiro.