Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Medida visa melhorar a qualidade do ar na região central de oito cidades

Em qualquer grande cidade brasileira é possível ver a seguinte cena: vários carros parados em um semáforo aberto ou em baixa velocidade, por conta de um primeiro veículo em péssimas condições. Muitas vezes o proprietário não tem condições de manter o veículo e ele acaba envelhecendo com maior facilidade, em outras o dono realmente não tem o mínimo cuidado.

No caso da cidade de São Paulo, uma medida implementada há dois anos, a inspeção veicular, é responsável por medir o nível de poluição emitida pelos carros aprovando-os ou não. Mesmo assim, a medida ainda não chegou a atingir os carros antigos e sem possibilidade de reparo, já que a inspeção ainda prioriza os modelos fabricados recentemente.

Em compensação, na França o governo deve tomar uma decisão mais radical, está prevista para 2012 uma medida, que proíbe a circulação de carros antigos na região central de oito cidades do país. Dessa forma, cerca de um quarto dos veículos do país devem ser atingidos, para os carros a medida atinge os modelos fabricados até setembro de 1997. Em relação as motos e ônibus, todos produzidos até 2004 e 2001 respectivamente, também não poderão circular nas áreas delimitadas.

A intenção é que a medida seja aplicada de maneira experimental por três anos, em cidades como Paris, Bordeaux, Lyon e Nice. Para escolher as áreas Zapa (Zona de Ações Prioritárias para o Ar), onde os carros não poderão circular, e fiscalizar o cumprimento da lei, as prefeituras de cada cidade serão as responsáveis.