Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Desenvolvida pela empresa Aguama, inovação ambiental traz para eventos e empresas certificação, rastreabilidade de resíduos e monitoramento de emissão de CO2

A 300 Inteligência de Negócio, empresa especializada em Inteligência de Dados, e a Aguama (Agência de Gestão e Marketing Ambiental) desenvolveram uma plataforma de inteligência que mede o desempenho ambiental de eventos, indústrias e municípios em tempo real.

A tecnologia faz a rastreabilidade de ponta a ponta mensurando a geração e a destinação dos resíduos e acompanhando e certificando gastos de água e energia e emissões de gases de efeito estufa. 

Chamada de Eco Lógica Inteligência Ambiental, a tecnologia é capaz de certificar e mostrar resultados imediatos. O objetivo é otimizar a logística reversa, o controle de eventos e o engajamento do público na gestão ambiental. 

A plataforma conta com a transparência para todas as partes envolvidas no monitoramento dos dados, o que viabiliza uma rede de comunicação direta entre o público e os agentes envolvidos na promoção do evento e na gestão ambiental.

A tecnologia vem sendo desenvolvida nos últimos dois anos e terá sua estreia no MMA Impact Brasil 2022, um evento da área e marketing que acontecerá entre os dias 5 e 6 de abril e contará com palestras e conversas entre CEOs, CMOs, CTOs e outras lideranças do marketing, inovação e negócios. Seu piloto também será utilizado como parte do projeto Reciclar Transforma Jericoacoara, auxiliando o governo local na gestão ambiental do município. 

Eco Lógica é resultado de anos de trabalho. Caio Queiroz, fundador da Aguama, empreendedor e ambientalista, trabalha na área ambiental desde 2000, sendo pioneiro em iniciativas do setor de gestão ambiental no Brasil, com mais de 20 anos de atuação empresarial no segmento de impacto. 

Caio Queiroz, fundador da Aguama.
Imagem: divulgação

Como funciona?

O Eco Lógica Inteligência Ambiental é capaz de gerar dados de eficiência ambiental dos eventos estabelecendo controles para a gestão dos impactos ambientais e monitoramento on-line de seus resultados com precisão.

“Usamos tecnologia com conceito de IoT (Internet das Coisas) utilizando sensores de alta precisão para monitoramento de lixeiras, equipe de coleta e transporte.

Nossa plataforma é integrada com os diversos sistemas de todos envolvidos na cadeia do evento ou da empresa e faz a certificação e rastreabilidade dos resíduos de ponta a ponta, do descarte a reciclagem. Após mensuramos a eficiência e os resultados, criamos indicadores ambientais para acompanhamento e ações devidas. Essa estrutura viabiliza a logística reversa, possibilitando uma gestão organizada, confiável e transparente.” Explica Eduardo Frota, um dos sócios da Aguama.

Eco Lógica
Imagem: divulgação

Além disso, a estrutura facilita o registro dos materiais para contabilização e futura comercialização para recicladores. Ela também permite o compartilhamento de tais informações com marcas para a compensação ambiental dos impactos de suas embalagens.

Para engajar o público a participar ativamente da gestão ambiental, as metas de sustentabilidade do evento e seus índices são exibidas em tempo real em um painel de LED. 

Durante o evento, o público terá acesso a um QR Code exibido em um telão com acesso direto ao dashboard de gestão ambiental  Eco Lógica. Assim, será possível observar ativamente sua contribuição por meio do fornecimento de dados para a rastreabilidade e mensuração dos impactos ambientais gerados. 

O público está convidado a compartilhar a forma pela qual chegou ao evento compartilhando informações sobre o meio de transporte utilizado, sendo capaz de acompanhar, durante o evento, os indicadores ambientais relacionados à emissão de CO2 e também o que será necessário fazer para neutralizar o impacto ambiental do evento na natureza.

Eco Lógica também computará os gastos de água e energia elétrica. Os organizadores irão registrar as informações do registro de água e do relógio de energia antes do evento começar e após seu encerramento. Dessa forma, o público, prefeituras, organizadores e patrocinadores de eventos poderão visualizar os impactos e desempenho ambientais. 

A plataforma é uma ferramenta de incentivo a melhores tomadas de decisões individualmente por parte do público e, ao mesmo tempo, capaz de auxiliar o desenvolvimento de melhorias ambientais no âmbito da iniciativa privada e da implementação de melhores políticas por parte das instituições públicas. 

Impactos positivos

No Brasil, um dos maiores produtores de lixo do mundo, a reciclagem não é uma prioridade. De acordo com um relatório divulgado pelo World Wildlife Fund, apenas cerca de 1,28% do lixo produzido é reciclado no país. Um dos empecilhos da reciclagem é a falta de engajamento dos consumidores e da iniciativa privada. 

O monitoramento e rastreabilidade dos resíduos providos pelo Eco Lógica pretendem contribuir para a mudança desse cenário. A plataforma ajuda os promotores de eventos a se adequarem às normas estabelecidas pela PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), que define as responsabilidades de empresas, residências e outros órgãos pela destinação correta de seus próprios resíduos a fim de reduzir a quantidade de lixões e aterros sanitários do País. 

A otimização da gestão ambiental em eventos oferecida pelo Eco Lógica é uma contribuição não somente efetiva e oportuna em apoio ao comprometimento de marcas, organizadores e setor público no alcance de suas metas ambientais previstas em lei, mas também uma maneira de engajar os consumidores no cumprimento dessas metas de forma interativa e educativa.

Carbon Free, Mídia Sustentável
Imagem: divulgação

A tecnologia idealizada pela Aguama viabiliza e torna acessível os projetos de âmbito sustentável, criando uma ponte entre empresas, clientes e público com total transparência na obtenção de resultados, além de compensar os impactos ambientais resultantes dos projetos. Dessa forma, ela fornece uma gestão completa, que localiza áreas problemáticas pela raiz e atua sobre elas de forma eficiente e em tempo real.