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Apesar do odor forte e desagradável, durian é popular em muitas regiões e contém diversos benefícios. Confira

Imagem de Jonny Clow em Unsplash

Durian, também conhecida como durião ou duriango, é um dos alimentos mais polêmicos do mundo. Amada por uns e odiada por outros, esta fruta exótica semelhante à jaca pode ser servida crua ou cozida. Fruto da árvore do gênero Durio, pertencente à família Malvaceae, a durian é colhida principalmente na Tailândia, Malásia, Indonésia e Filipinas, mas se tornou popular em toda a Ásia e pode ser encontrada nos mercados asiáticos dos Estados Unidos.

Em alguns lugares, as durians foram proibidas em locais públicos, como aviões, trens, metrôs e ônibus – e por um bom motivo. Seu mau cheiro não é apenas extremamente potente, mas também persistente e muito incômodo.

Apesar do terrível odor, que faz lembrar o de meias sujas, a fruta é bastante popular em algumas regiões da Ásia e é rica em nutrientes essenciais para a saúde, além de conter uma polpa cremosa com um sabor doce inigualável.

Nutrição e benefícios

Em relação a outras frutas, a durian é rica em calorias e gordura, com uma porção de 100 gramas fornecendo 147 calorias e 5 gramas de gordura. A fruta também é rica em vitaminas e minerais, com 33% do valor diário recomendado de tiamina (também conhecida como vitamina B1), 24% de vitamina B6 e 24% de vitamina C. Também é uma boa fonte de manganês e riboflavina (vitamina B2).

Apesar do fedor, o durião é extremamente saudável, ainda mais do que muitas outras frutas. Naturalmente rico em ferro, vitamina C e potássio, o durian melhora a força muscular, a saúde da pele e até reduz a pressão arterial. Além disso, uma pequena durian contém 23 gramas de fibra alimentar, que é quase toda a sua necessidade nutricional diária.

A fruta também é rica em compostos de plantas saudáveis, incluindo antocianinas, carotenoides, polifenóis e flavonoides, que são substâncias antioxidantes e, portanto, previnem o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de diversas doenças.

Todas as partes da planta, folhas, casca, raízes e frutos, têm sido usadas na medicina tradicional da Malásia para tratar várias doenças, incluindo febre alta, icterícia e problemas de pele. Estudos sugerem que a fruta durian oferece os seguintes benefícios para a saúde:

  • Reduz o risco de câncer: os antioxidantes podem neutralizar os radicais livres promotores do câncer. Em um estudo feito em tubo de ensaio, o extrato de durian impediu a disseminação de uma cepa de células do câncer de mama.
  • Previne doenças cardíacas: vários compostos da durian podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol e o risco de aterosclerose, ou o endurecimento das artérias.
  • Combate infecções: a casca da fruta contém compostos com propriedades antibacterianas e antifermentação.
  • Reduz o açúcar no sangue: o índice glicêmico (IG) da durian é mais baixo do que muitas outras frutas tropicais, reduzindo os níveis de açúcar no sangue.

Como cozinhar com durian

Medir a maturação de uma durian e decidir quando prepará-la é uma questão de gosto. Alguns gostam de comer durian ligeiramente verde antes que a fruta emita seu odor forte e a polpa ainda esteja crocante.

Muitos gostam da durian madura, quando o odor é forte, mas antes que a fruta amadureça demais. Durians maduras que já foram partidas devem ser usadas ​​imediatamente, ou começarão a fermentar. A fruta madura demais é às vezes cozida e usada em pratos saborosos como o caril.

Para cortar a fruta, coloque o caule da durian voltado para baixo em uma superfície de corte limpa. Usando uma faca grande e afiada, faça um corte na pele grossa da parte superior do durian, com cerca de 7 a 10 centímetros de comprimento. Tome cuidado ao manusear a fruta, pois a casca pontiaguda pode cutucar você. Ao cortar, puxe a pele para trás com a outra mão. Use as mãos para puxar a pele e ela sairá facilmente.

Coloque as duas metades sobre a tábua e, em seguida, usando uma colher ou as mãos, remova as grandes “vagens” de frutas. Coloque a fruta em um prato. Use sua faca para cortar ao longo da costura no centro da “casca” interna e você encontrará mais seções de frutas. Retire essas fatias com uma colher ou com os dedos e coloque no prato. Antes de comer ou servir, é melhor remover as sementes grandes e não comestíveis.

Trabalhar com durian pode deixar suas mãos com cheiro de durian o dia todo. Para ajudar a remover o cheiro, deixe correr água quente pela pele da fruta. A durian é frequentemente consumida fresca, mas também é popular para fazer doces, molhos, caril, assados, bebidas, sobremesas e muito mais.

Conheça as bandagens de hidrogel antibacterianas e de baixo custo feitas de resíduos de durian

Ao usar produtos residuais que atualmente são descartados em grandes quantidades, como  cascas de durian e glicerol, podemos transformar os resíduos em um recurso biomédico valioso que pode aumentar a recuperação rápida de feridas e reduzir as chances de infecções. A equipe da NTU publicou suas pesquisas na revista científica ACS Sustainable Chemistry & Engineering.

Os resíduos durian também podem ser usados ​​para carregar eletrônicos. No ano passado, pesquisadores da Universidade de Sydney desenvolveram uma maneira de transformar o lixo durian em um supercapacitador que pode carregar laptops, telefones e muito mais.


Fontes: Intelligent Living, The Spruce Eats, Healthline, The Culture Trip e Huffpost


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