Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Confira os esforços que colocaram a cidade costeira de Dunbar na vanguarda da consciência ambiental na Escócia

Imagem de Kevin Phillips em Pixabay

Dunbar, na Escócia, é a primeira cidade zero waste, ou lixo zero, do país. A cidade trabalha para reduzir o lixo em aterros sanitários a zero e maximizar os benefícios da reutilização e da reciclagem. Dunbar conta ainda com programas como a Rede de Transição, que aumenta a autossuficiência da comunidade ao mesmo tempo que reduz as emissões dos gases do efeito estufa.

Além disso, um fundo de desenvolvimento comunitário, Sustaining Dunbar, foi lançado em 2008 para administrar e apoiar a iniciativa da Transição. O fundo é responsável pelo desenvolvimento de dezenas de projetos para ajudar as pessoas a reduzir o consumo de energia em casa, caminhar e andar mais de bicicleta e cultivar mais seus próprios alimentos.

Segundo reportagem no jornal The Independent, a costa leste de Lothian, região histórica da Escócia onde está localizada Dunbar, é conhecida há séculos por sua pesca e agricultura, tendo algumas das melhores terras agrícolas da Escócia.

A Local Good Food Alliance, um dos muitos projetos desenvolvidos pelo fundo Sustaining Dunbar, está ajudando as pessoas a se reconectar com os alimentos que consomem, de forma a criar mais empregos, beneficiar a vida selvagem e restaurar os sistemas naturais. O projeto reúne produtores e pescadores, restaurantes e varejistas, empresas sociais e cozinhas comunitárias.

Enquanto isso, a Belhaven Community Garden está transformando o terreno ao lado do pequeno hospital local em jardins onde os residentes locais, grupos comunitários, funcionários e pacientes podem cultivar alimentos e flores juntos. The Backlands é outro jardim comunitário, administrado pela empresa social local The Ridge. Ambos funcionam como hortas e salas de aula de culinária ao ar livre.

Na High Street, quando os antigos proprietários da muito querida mercearia Crunchy Carrot se aposentaram, a cidade agarrou a oportunidade de apoiar uma compra da comunidade – e a oferta de ações foi um enorme sucesso. Carinhosamente batizada de The Crunch, a loja não vende apenas frutas e vegetais, mas é também campeã dos produtos locais, fornecedora de cafés, creches e escolas e fonte de dicas de culinária para quem tem orçamento limitado.

Aliás, praticamente tudo em Dunbar funciona sob pequenos negócios locais e comunitários. A padaria, por exemplo, também é propriedade da comunidade. A escola de surf Coast to Coast é uma empresa familiar, que possui um plano de ação ambiental próprio. Até mesmo a galeria de arte local, a Town House, conta com a parceria da organização artística local North Light Arts, grupo que visa estimular “conversas criativas” entre artistas e comunidades sobre o nosso lugar no meio ambiente. E a lista continua.

No entanto, é evidente que nenhuma dessas iniciativas será significativa a longo prazo sem o envolvimento da geração mais jovem. Por isso, grupos como o Muddy Buddies encorajam crianças e adolescentes a se divertir ao ar livre, brincando e se conectando com as florestas nos arredores da comunidade. A escola primária local, que fica longe da rede rodoviária, foi projetada para ser deliberadamente hostil aos carros, de modo que as crianças se acostumaram a caminhar, andar de bicicleta ou ir correndo para a escola.

No que depender das novas gerações, a tradição eco-friendly de Dunbar tende a se prolongar através dos anos. Uma cidade para conhecer – e adotar como exemplo para o mundo.


Fonte: The Independent


Veja também: