Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Minhocas compactam o solo, obrigando alguns animais a migrarem por não encontrarem plantas e árvores de onde tiram alimento e abrigo

As minhocas podem ser grandes aliadas daqueles que adoram o processo de compostagem, mas em florestas perto dos Grandes Lagos (EUA), elas não são muito bem-vindas.

Por conta das enormes geleiras oriundas do período glacial, não existem minhocas nativas nas florestas do norte da América do Norte. Mas, desde a chegada dos colonos, 15 espécies de minhocas apareceram em Minnesota. Algumas das espécies invasoras estão mudando florestas locais, segundo cientistas.

“Depois delas entrarem, há uma perda de espécies de plantas”, disse Kit Resner, estudante de pós-graduação, biogeoquímico do solo na Universidade de Minnesota e autor do estudo.

As minhocas acabam compactando o solo, o que é prejudicial. De acordo com Resner, “as pessoas acham que o solo é homogêneo em todas as áreas, e ele realmente não é”. “Em áreas agrícolas , esse processo de compactação do solo é importante, mas em solos florestais a situação é realmente diferente. Aqui, temos uma estrutura. E, neste caso, elas prejudicam bastante essa estrutura”

A compactação diminui o fluxo de água para baixo do solo e também altera a química do terreno, diminuindo os níveis de cálcio, potássio e fósforo.

O resultado é uma perda de plantas de sub-bosque – as árvores jovens , samambaias e flores silvestres que crescem nos espaços entre grandes árvores. E, sem essa camada de solo, alguns animais não têm um lugar para viver.

Para a compostagem, minhocas são ótimas

Se as minhocas são problemáticas para o tipo de solo da região dos Grandes Lagos, elas são essenciais para as composteiras domésticas. Veja como reciclar todo o resíduo orgânico da sua casa.



Veja também: