Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

É possível adotar a moda vintage consumindo roupas de bazares e brechós, que poupam recursos naturais e promovem a circulação de peças em bom estado

Imagem de Les Anderson no Unsplash

Moda vintage é um termo usado para se referir a peças de roupa que foram feiras há no mínimo vinte anos. O vintage é diferente do retrô, pois a moda vintage promove o uso de peças realmente antigas, ou seja, fabricadas há vários anos. Já o termo “moda retrô” se refere a um costume muito usado pela indústria do fast fashion: ressuscitar elementos da moda vintage, repaginá-los e fazer versões atualizadas, porém com um ar retrô.

No mundo da moda, o termo moda vintage é usado para peças fabricadas a partir de 1920 e até um período de vinte anos do momento presente. Por conta disso, muitas vezes a moda vintage tem um ar de luxo, como no caso da utilização de itens que pertenceram à Princesa Diana por outros membros da realeza britânica.

Porém, a moda vintage não precisa ser baseada em artigos de luxo. Ao contrário, usar peças antigas se encaixa muito bem em um guarda-roupas sustentável, já que basta frequentar bazares ou brechós para encontrar itens de moda vintage por preços super acessíveis e com qualidade.

A indústria da moda é uma das mais agressivas do mundo capitalista. Cada peça de roupa exige o cultivo e extração de fibras vegetais, a manufatura das peças, tingimento, costura e esforços de transporte e logística até que chegue ao corpo de seus usuários. E, com tudo envolvido, fazer roupas sustentáveis não é nada fácil – e nem barato.

Assim, a melhor forma de reduzir o impacto causado pelas suas peças de roupa é adotar um dos princípios básicos do slow fashion e que casa perfeitamente com a adoção de uma moda vintage: a reutilização de roupas. Comprar uma peça de roupa que já foi fabricada e cujo consumo não exige o consumo de novos recursos naturais é um ótimo caminho para repensar a pegada ecológica do seu estilo.

Ao adotar a moda vintage e escolher pela compra de produtos em bazares e brechós você encontra produtos de qualidade, feitos com fibras em geral mais resistentes do que as utilizadas atualmente pelas lojas de confecção mais baratas e ainda economizando os recursos naturais necessários à fabricação de peças novas. Muitas lojas de venda de roupas usadas estão disponíveis on-line e contam com opções como provador virtual e até pechincha de preço.

Se você tiver itens de moda vintage parados no seu armário, também pode aproveitar para revendê-los e impedir que acabem sendo descartados de forma incorreta. Outra opção é doar a roupa para quem precisa. Para doar ou se precisar de postos de descarte que promovem o descarte correto de tecidos, confira os locais mais próximos no mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle.

Saiba mais sobre o movimento Slow Fashion:


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais