Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O cansaço afeta nossa mente e nosso corpo de diversas maneiras, comprometendo a rotina. Veja quais hábitos ajudam a minimizar as consequências do cansaço

Todos conhecemos o cansaço, seja por passar mais horas estudando ao invés de dormir, fazer alguma atividade física puxada ou quando você tem uma semana dos infernos. O corpo não obedece de maneira alguma e você sabe que se sentar nunca mais vai levantar. Mas você conhece os efeitos do cansaço na mente humana?

Um estudo feito pela University of Southern California indica que, quando cansados, temos mais tendência a mantermos nossos hábitos – mesmo os saudáveis. Claro que, no período de transição, os velhos hábitos podem achar uma brecha em momentos de vulnerabilidade, mas depois que os hábitos estão consolidados, ir até eles sempre será a opção mais acessível, principalmente quando já estamos exaustos e tanto nosso cérebro quanto nosso corpo não têm forças para resistir.

O cansaço também afeta a forma como encaramos algumas coisas. Por exemplo: quando cansados tendemos a nos arriscar menos – o que não é necessariamente ruim. Uma série de estudos indicou que seus participantes mais cansados evitavam ter comportamentos muito arriscados e optavam por opções mais confortáveis. Tomar decisões relacionadas a saúde ou dinheiro quando estiver cansado pode ser uma boa, pois você agirá com mais cautela.

Por isso, uma boa dica para evitar que o cansaço te derrube e impeça de ter uma vida mais saudável é fazer uma lista com hábitos que você pode adotar na sua rotina. Por exemplo: você pode deixar na porta da sua geladeira uma lista com receitas que você goste de comer, assim, quando estiver cansado demais para pensar no que cozinhar, é só olhar para a lista e escolher um item, sem muito esforço. Desse modo, você evita de cair na procrastinação e no fast-food.

Incluir exercícios na sua rotina também é muito importante, até para amenizar o cansaço do dia a dia. Mas pesquisas já mostraram que o cansaço não afeta apenas nossa mente, como também nosso corpo. Um corpo cansado tem a capacidade física muito menor que a de um corpo bem descansado. Estudos mostram que existe uma conexão entre o tempo e qualidade de sono de um atleta e sua performance. Para isso, ter uma boa noite de sono é indispensável.

Como ter uma boa rotina do sono? Confira dicas

Fonte: Crew



Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais