Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Pesquisa constatou redução de 9,3% na pegada ecológica da humanidade em 2020. Dia da Sobrecarga da Terra este ano é em 22 de agosto

Imagem de Elena Mozhvilo no Unsplash

A pandemia do novo coronavírus atrasou a chegada do Dia da Sobrecarga da Terra. Segundo pesquisadores, isso aconteceu porque a taxa na qual a humanidade consome os recursos da Terra diminuiu drasticamente como resultado da Covid-19.

Consequentemente, o Earth Overshoot Day, também conhecido como Dia de Sobrecarga da Terra, retrocedeu mais de três semanas de 2019 para 2020. No ano passado, a data foi atingida em 29 de julho e, neste ano, apenas em 22 de agosto.

A pesquisa conduzida pela Global Footprint Network mostrou que o lockdown levou a uma redução de 9,3% na pegada ecológica da humanidade em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, para continuar consumindo recursos ecológicos com a taxa atual, ainda seria preciso o equivalente a 1,6 Terras.

Esse adiamento de três semanas entre as datas do Dia de Sobrecarga da Terra 2019 e 2020 representa a maior mudança de um único ano desde o início do overshoot global, na década de 1970. Desde então, o aumento da população e o aumento dos níveis de consumo per capita fizeram com que o Dia de Sobrecarga da Terra se movesse cada vez mais para o início do ano, com a data chegando em julho pela primeira vez em 2019.

O estudo constatou que houve uma grande queda nas emissões de CO2 por conta da pandemia (queda de 14,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior) e na silvicultura comercial (queda de 8,4% em relação a 2019).



Veja também: