Maior parte de pais e mães cede às vontades dos filhos na hora das compras

eCycle

Segundo pesquisa, o consumismo infantil impacta na busca do consumo consciente

Imagem: Wikimedia Commons

Seis em cada dez mães não resistem ao apelo dos filhos quando o assunto é comprar, indica pesquisa da Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O estudo observou a reação das mães, com filhos entre dois e 18 anos, na aquisição de produtos supérfluos como brinquedos, roupas e doces.

De acordo com o levantamento, o passeio num centro de compras ou supermercado na companhia dos filhos estimula ainda mais o consumo. Nessa situação, quatro em cada dez mães consultadas admitem gastar mais que o planejado.

Isabella Henriques é diretora do Instituto Alana, organização sem fins lucrativos voltada à garantia da vivência plena da infância, e coordenadora do Projeto Criança e Consumo. “Vivemos numa sociedade de consumo e, hoje, o consumo tem mediado nossas relações, inclusive as de afeto. Muitas vezes, as famílias, ao se depararem com pedidos das crianças, têm dificuldades de negar [a compra], principalmente se elas têm condições financeiras de arcar com o produto. Se ela não tem condições é mais fácil. A criança acaba tendo de aceitar”, disse.

A especialista afirmou que é necessário resistir aos apelos. “Os pais não sabem como é importante dizer não. Sabemos, pela psicologia do desenvolvimento, que é importante para a formação da autoestima da criança ouvir o não. Isso para ela saber lidar com a frustração no futuro, quando for adulta. Faz parte da educação. Isso é importantíssimo”, acrescentou.

Segundo a pesquisa, 67,3% dos filhos aceitam estabelecer algum acordo antes de sair de casa, como comprar só o combinado (em 18,6% dos casos) ou acordar um valor ou quantidade previamente (48,7%). Conforme a pesquisa, 12,7% das mães dão presentes quando o filho cumpre regras, tarefas e obrigações.


Fonte: Agência Brasil


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail