Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Babuínos se alimentam melhor que muita gente e dão o exemplo

Sim, foi isso mesmo que você leu. Os babuínos podem nos mostrar uma dieta eficiente para manter um peso saudável. Enquanto muitas pessoas pelo mundo estão seguindo a “dieta das proteínas”, que é rica em gorduras e pobre em carboidratos, os babuínos provam que bom mesmo é o equilíbrio.

Na verdade, o que eles fazem é, nada mais nada menos, que consumir somente os nutrientes necessários por dia. E eles são rigorosos. Macacos-aranha e orangotangos, por exemplo, acabam, às vezes, exagerando nas gorduras e carboidratos, mas os babuínos raramente passam da conta.

Um estudo acompanhou a rotina alimentar de uma fêmea de babuíno na África do Sul por 30 dias. Como ela vivia em um parque, recebia alimentos de pessoas e também os pegava na natureza. Os pesquisadores observaram que a fêmea comia somente em quantidades próximas do necessário e sempre procurava balancear: se recebia um alimento com carboidratos demais, procurava uma fonte de proteínas depois. Também observaram que os machos aceitavam mais alimentos feitos pelas pessoas do que as fêmeas.

Mas enfim, como podemos aprender com os babuínos?

O exemplo que o babuínos nos dão é o de como ter uma alimentação balanceada, e não comer como um “animal selvagem”. O ideal é manter-se dentro das recomendações da pirâmide alimentar (atualizada em 2013):

E se você é vegetariano ou vegano, existe uma pirâmide especial para você também. A Associação Dietética Americana (ADA) aprovou, em 1997, uma pirâmide alimentar vegetariana:

A alimentação balanceada, associada a exercícios físicos, proporciona uma vida saudável e equilibrada. Qualquer dúvida, consulte um nutricionista.


Veja também: