Transforme sua casa em um ambiente hostil a agentes de alergia

eCycle

Você sofre com espirros matinais? Chega em casa e já sente aquela coceira? É hora de tomar algumas precauções

Quem não é alérgico a alguma coisa? Todo mundo dá uma espirradinha pelo menos uma vez por dia e o motivo não costuma ser gripe repentina. A causa mais conhecida de alergia são os ácaros, aqueles aracnídeos minúsculos que passeiam pelas camas à noite. São as fezes dos ácaros que costumam nos dar alergias - elas possuem enzimas que, quando inaladas, proporcionam um ataque à mucosa, principalmente da região do nariz. Mas não são só esses bichinhos que nos importunam quando o assunto é alergia.

Essas informações te deixaram triste? Calma, há modos de combater agentes alergênicos em casa. Confira algumas dicas e aprenda como evitar alergia e a propagação de agentes alergênicos.

Use e limpe o capacho

Apesar de servir para reter a sujeira pesada e dar boas vindas aos convidados, capachos também são armas não tão secretas na luta contra potenciais alergias, já que podem barrar micro-organismos que entram na sua casa de carona pelos seus sapatos. Use sempre o capacho ao entrar em sua residência e se certifique de que ele é abrasivo e de boa qualidade. Limpe-o frequentemente! Ah, e provavelmente é uma boa ideia remover seus sapatos assim que entrar em casa (veja mais aqui).

Contenha-se na hora de abrir a janela

Quando o calor está insuportável, temos o impulso de escancarar as janelas para deixar o ar entrar. Essa é uma boa prática, mas, dependendo da região em que você mora, esse ato pode trazer partículas de pó, pólen, ácaros, poeira, pelos e muito mais para dentro de sua casa. Isso é um grande problema para quem tem rinite alérgica. Uma alternativa é usar o ventilador ou o aparelho de ar-condicionado e abrir as janelas só um pouquinho.

Aspire mudança

Se você tem o costume de limpar sua casa com um aspirador de pó, talvez seja melhor atualizar seu modelo antigo para um aspirador com filtros High Efficiency Particulate Air (HEPA), uma tecnologia com alta eficiência na separação de partículas. Aspiradores com filtros normais acabam propagando alérgenos pela sua casa, o que acaba sendo ruim para aqueles com asma ou alergias. Os filtros HEPA, no entanto, removem 99,97% dos alérgenos, segundo seus fabricantes.

Dê adeus ao mofo

Uma casa mais úmida é o ambiente propício para fungos e ácaros. Especialistas recomendam manter uma umidade de 50% ou menos (eliminar a umidade total da sua casa pode piorar sua alergia). Se houver umidade e superfícies com mofo, principalmente no banheiro ou na cozinha, consertar vazamentos pode ajudar. O mofo geralmente se encontra embaixo de pias, no banheiro ou em paredes. Também é aconselhável limpar o mofo com soluções caseiras ou produtos contra mofo (veja mais aqui ou aqui). Para prevenir a criação de mofo em sua casa é interessante também usar giz de lousa - coloque em potes ou saquinhos e espalhe em armários e gavetas pela casa ou por qualquer outro local considerado úmido.

Fique de olho no totó

Parece difícil, mas aqueles mais propensos a alergias devem levar em conta que talvez seja melhor não ter um companheiro peludo. Triste, porém é a verdade. Caso seu amor por animais seja intenso, existem alternativas que podem ajudar. Compre (ou adote!) um cãozinho que solte poucos pelos e cuja raça seja conhecida por não desencadear reações alérgicas. Limitar seu tempo dentro de casa, proibir sua presença nos quartos e móveis são mais alternativas - também é importante passar aspirador regularmente. Caso tudo isso seja muito cansativo, você pode tentar comprar uma tartaruga... Por que não?

Tchau, baratas!

Elas não só assustam como também são responsáveis por engatilhar reações alérgicas e asma em humanos a partir das proteínas encontradas em suas fezes. Para lidar com baratas, lembre-se de não deixar comida exposta e de embalar bem o lixo (é recomendável utilizar lixeiras com tampas). Cubra locais por onde elas possam ter entrado e não se esqueça de limpar o chão debaixo da geladeira e do fogão, onde restos de alimentos costumam cair.

Sem cigarro em casa

Não fume ou permita que outros fumem na sua casa. Os químicos do fumo passivo podem diminuir a qualidade do ar dentro da sua casa e tal ação pode estar relacionada à asma e a outros problemas de saúde que crianças em desenvolvimento são particularmente suscetíveis. A Academia Americana de Pediatria publicou um estudo chamando atenção para o fumo de terceira mão, que é o termo usado para definir a contaminação pela fumaça extinta que permanece no ambiente e que deixa um nível significativo de toxinas no ar, na superfície e na poeira, podendo prejudicar outras pessoas que convivem no mesmo ambiente.

"Descoberta"

No calor, sequer pensamos na palavra cobertor. O horror é tanto que eles ficam guardados no fundo do armário mais alto. Mas uma hora o calor vai embora, o frio aparece e o cobertor faz sua volta triunfal. O único problema é que, enquanto ele ficou no armário, ácaros e poeira (muitas vezes ácaros de poeira) fizeram dele sua residência. Por isso, é importante lavar seu cobertor depois de um certo tempo. Além disso, modelos com muitos pelos acumulam pó e ácaros, portanto seria melhor também trocar o cobertor pelo edredom. E não tem segredo: lave uma vez por mês e coloque-o no sol para se livrar dos ácaros.

Refrigerado e chocado

No calor, nada melhor do que fugir para um ambiente com ar condicionado. No entanto, pessoas tendem a sofrer com crises de rinite quando o clima está quente devido ao choque térmico. Por isso, quando entrar em um ambiente muito refrigerado se prepare ou procure fazer uma mudança gradual de temperatura para o corpo se acostumar.

Banho de sol para seus livros

Livros são locais propícios para ácaros e fungos, ruim para aqueles propensos a crises alérgicas. Como não podem ser limpos com pano úmido, devem ser guardados em estantes com portas, caso não for possível, armazene-os em caixas bem fechadas. Se o seu livro já foi atacado pelas feras alérgicas que são os ácaros e fungos, deixe-os de 30 a 40 minutos sob o sol, e certifique-se que cada página seja banhada pelos raios solares.

Tapetes e cortinas

Caso você seja propenso a ter alergias, é aconselhável não ter cortinas de pano em casa. Dê preferência às persianas verticais impermeáveis que são fáceis de limpar e não acumulam muita poeira. Porém, se você tem aquela cortina que é o seu xodó e não quer se livrar dela, contratar ajuda profissional para impermeabilizá-la é uma boa solução, pois torna o tecido um ambiente ruim para os ácaros ou para o acúmulo de poeira e de mofo.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail