Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

No ar pela Rádio USP e disponível nos principais agregadores de podcast, conteúdo explora história e cultura através do som. Confira a seleção que inclui rock e moda de viola

Por Jornal USP

Cantata de Natal

Composta em Leipzig para celebrar o Natal de 1725, essa cantata foi apresentada no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), nos dias 4 e 5 de dezembro de 2021. Ela é uma das 11 cantatas de Natal preservadas de Johann Sebastian Bach, que estão sendo mostradas ao longo de cinco programas. Nesta edição, foi exibida outra dessas obras, a cantata Ehre sei Gott in der Höhe, “Louvado seja Deus nas alturas” (BWV 197a), além de uma peça para órgão, Prelúdio e Fuga em Dó Maior (BWV 531). Clique no player e ouça a íntegra do programa:
Tocador de áudio00:0000:00Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

sino-de-natal
podcst_subcanal_manha_com_bach

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast. Saiba mais na página do programa.

cacto

Movimento Armorial

O programa homenageia o cinquentenário recém-completo em 2020 do Movimento Armorial, criado pelo ilustre Ariano Suassuna nos anos 1970 em Recife, Pernambuco. Com expressão em diversos campos das artes, a intenção do movimento era a criação de uma obra, a um só tempo, popular e erudita. As referências medievais ibéricas e renascentistas foram amalgamadas com a forte influência de ritmos regionais e populares do frevo, maracatu, marchinhas carnavalescas, além de ritmos típicos indígenas e africanos. Clique no player e ouça a íntegra do programa:
Tocador de áudio00:0000:00Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

O podcast USP Especiais é um espaço dedicado a produções aprofundadas sobre temas culturais em que a música aparece como fonte de conhecimento da história e da atualidade. Todas as terças-feiras, às 21h, com reprise aos sábados, às 20h, na Rádio USP São Paulo em 93,7, e em Ribeirão Preto em 107,9. Ouça na página do programa.

podcast_subcanal_usp_especiais

Violeiras Fora da Caixa

Reverenciando o feminino e relembrando a trajetória da violeira internacional Helena Meirelles, o Revoredo apresenta as violeiras Fabíola Beni, Marina Ebbecke e Vitória da Viola, do projeto Violeiras Fora da Caixa. O trio interpreta composições autorais e músicas do show Viva Helena!, em homenagem à violeira, cantora e compositora brasileira, um dos maiores nomes da viola caipira, falecida há 16 anos. Em 1993, Helena Meirelles foi reconhecida pela revista norte-americana Guitar Player como instrumentista revelação. Clique no player e ouça a íntegra do programa:
Tocador de áudio00:0000:00Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

violao
subcanal_revoredo

Voltado ao universo da viola caipira instrumental, Revoredo divulga compositores e intérpretes do instrumento no Brasil. O programa é uma parceria com a Rádio USP Ribeirão Preto e com o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música. Todas as quintas-feiras, às 17h, com reprise aos sábados, às 8h, e aos domingos, às 2h, pela Rádio USP. Confira os demais episódios na página do programa.

microfone

Mulheres na MPB

Na última edição do ano do Diversas – As Mulheres na Música Brasileira, o programa lembra o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher selecionando canções de resistência dos nossos tempos nas vozes de Elza Sores, Ekena, Mariana Degani, Bia Ferreira, Mariana Aydar e Maria Gadú e da pernambucana Doralyce. Além disso, o programa celebra Cássia Eller, que completaria 59 anos no dia 10 de dezembro, e presta homenagem aos 20 anos de sua morte, que ocorreu no dia 29 do mesmo mês. Clique no player e ouça a íntegra do programa:Tocador de áudio00:0000:00Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

Dedicado à divulgação da música brasileira produzida por mulheres, Diversas – As Mulheres na Música Brasileira vai ao ar pela Rádio USP sempre às quintas-feiras, às 11 horas, com reapresentação no sábado, às 16 horas. Às sextas-feiras, ele é publicado em formato de podcast. Conheça as edições anteriores na página do programa.

Diversas

Personagens do Brasil

A figura do personagem se destaca das histórias de livros para ganhar contorno na canção brasileira. São inúmeras as composições na MPB que retratam personagens: três com nome de João e com nome de Maria; personagem que ganhou um cravo branco e que terminou em trágico; personagem malandro, que se regenerou graças à paixão por Estelinha; e personagem do morro que sabe medicina e que até fala com passarinho. São alguns dos representados através de grandes nomes da música no programa Olhar Brasileiro. Clique no player e ouça a íntegra do programa:
Tocador de áudio00:0000:00Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

pandeiro
Olhar Brasileiro

O programa Olhar Brasileiro tem a proposta de mostrar a riqueza da Música Popular Brasileira de qualidade, quer seja a de ontem, quer seja a de hoje, enfatizando o talento de nossos autores e de nossos intérpretes. Ao ar na Rádio USP todos os domingos, às 10h, com reprise às terças-feiras, meia-noite. Ouça também na página do programa.

acordeao

Especial Sanfoneiros

A edição número 27 do programa Vira e Mexe trouxe um especial sobre três sanfoneiros do Brasil, considerados ícones do instrumento: Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho do Acordeon. O programa mostrou relíquias do trabalho individual de cada sanfoneiro e também destacou a obra conjunta do trio. Juntos em “Cada um Belisca um Pouco”, Dominguinhos, Sivuca e Oswaldinho gravaram clássicos como “Feira de Mangaio”, “Qui nem jiló” e “Eu só quero um xodó”, em homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga. Clique no player e ouça a íntegra do programa:Tocador de áudio00:0000:00Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à meia-noite de segunda-feira. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. Saiba mais na página do programa.

Vira e Mexe

Do vinil ao streaming

Como foi a distribuição do rock desde o início? Neste episódio de História do Rock, o programa lança uma provocação ao questionar se a evolução histórica da maneira como consumimos música mudou o rock. Começando com a música “Blue Suede Shoes”, de Elvis Presley, o programa segue apresentando músicas que representam uma década e o suporte tecnológico de cada época. O vinil, as lojas de disco, videoclipes superproduzidos, walkman, discman, MP3 e as plataformas de streaming contam a trajetória do rock. Clique no player e ouça a íntegra do programa:
Tocador de áudio00:0000:00Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

guitarra
Capa Historia-do-rock

Do rock’n roll ao metal, do punk ao new wave e grunge, História do Rock é uma série contada em termos musicais, desde os anos de 1950 até os dias de hoje, na forma de uma “biografia não autorizada” do rock. O programa vai ao ar todos os domingos, às 19h, na Rádio USP. Conheça os demais episódios da série na página do programa.

christmas-song

Sonhos e canções

Com a proximidade do fim de ano, cresce a preocupação com o futuro. Em um mundo repleto de incertezas, o que podemos esperar de 2022? Ainda é possível sonhar? O último Conectados pela Música do ano discutiu esse tema, mostrando que os sonhos ainda são uma semente poderosa para grandes canções. A primeira temporada do programa se encerra com curiosidades do universo musical e discute o poder dos sonhos nas letras das canções. Clique no player e ouça a íntegra do programa:Tocador de áudio00:0000:00Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

Conectados pela Música apresenta curiosidades do universo musical a partir de sucessos do Brasil e do mundo. O programa vai ao ar quinzenalmente, às 23h, pela Rádio USP, apresentando curiosidades do universo musical a partir de sucessos nacionais e internacionais. Escute as edições anteriores na página do programa.

20210803_conectadospelamusica