Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Óleo de jojoba evita a perda de água na pele, auxilia no crescimento dos cabelos e mais

O óleo de jojoba é extraído da planta Simmondsia chinensis (nome científico), que é um tipo de arbusto popularmente chamado de jojoba. Ela é nativa da América do Norte, sendo encontrada nos desertos de Mojave e Sonora, no Arizona, na Califórnia e no México. O fruto dado pela jojoba é parecido com um feijão, esverdeado e oval que apresenta sementes em seu interior.

A partir do grão da jojoba é possível extrair o óleo. A produção do óleo do grão de jojoba é um conhecimento desenvolvido pelos povos nativos americanos, que usavam o óleo para tratar ferimentos e problemas na pele. Mas, devido aos seus diversos benefícios, seu uso tornou-se muito amplo, principalmente na indústria cosmética.

Os grãos são colhidos manualmente. As cascas são retiradas e as sementes são prensadas a frio para a extração do óleo vegetal, que também é conhecido como uma cera líquida. A prensagem a frio não interfere na composição do óleo, mantendo assim seus nutrientes.

óleos vegetais
Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar

Composição do óleo de jojoba

óleo-de-jojoba
Imagem de Christin Hume em Unsplash

O óleo de jojoba é composto por vitaminas A, B1, B2 e E, ácido mirístico. Porém, sua composição é quase que exclusivamente dada pela ceramida, presente em 96% do óleo.

ceramida
Ceramida é hidratação ou nutrição?

A ceramida é um lipídio composto por um álcool insaturado e uma longa cadeia de ácidos graxos ligados a uma amida. A ceramida é um importante composto do estrato córneo da epiderme, que é responsável pela barreira de permeabilidade da pele. Ela evita a penetração de agentes danosos do meio ambiente e a perda transepidermal de água, mantendo a pele hidratada. Assim, proporciona-se um potente aumento da capacidade de retenção hídrica da pele, contribuindo para a hidratação e suavidade.

Além das propriedades emolientes e umectantes da ceramida, a vitamina E presente no óleo confere efeito antioxidante. O ácido mirístico, por sua vez, proporciona ação anti-inflamatória e protege de irritações. Devido a essas diversas propriedades, o óleo de jojoba serve para muitas finalidades.

oleo-carreador
O que é óleo carreador e como usar

Para que serve o óleo de jojoba?

Sua versatilidade está refletida na produção de diversos produtos: desde velas, lubrificantes, pneus e sabões até seu uso em cosméticos. Esse uso está principalmente relacionado ao controle de produção de sebo da pele.

O sebo é uma secreção oleosa produzida pelas glândulas sebáceas, principalmente no rosto, costas e couro cabeludo, a fim de manter a umidade da pele, já que forma uma camada impermeável evitando a perda de água.

Porém sua produção em excesso pode obstruir os poros causando acnes e deixando-a oleosa e, se for produzido em pouca quantidade, a pele ficará seca. Dessa forma, controlar a produção de sebo pode ajudar a prevenir o surgimento de acnes. Isso porque a pele fica menos oleosa e auxilia no controle da umidade, mantendo-a hidratada.

Benefícios do óleo de jojoba

O óleo vegetal de jojoba, por ser composto de ésteres de cera, é muito semelhante ao sebo produzido pela pele humana, sendo facilmente absorvido e dificilmente provocará algum tipo de alergia. Ele tem a capacidade de regular a produção de sebo, equilibrando para que não haja excesso ou pouca produção. Por esta razão, o óleo é muito aplicado nos cosméticos para tratar espinhas, controlar a oleosidade e também para hidratar peles secas.

No couro cabeludo, resíduos de condicionador, cremes e outros produtos podem se acumular, e quando a limpeza não é feita adequadamente, as películas ficam juntas umas às outras na superfície, dificultando a troca de células e o sebo fica encravado, provocando o endurecimento dos folículos.

O fato é que o sebo encravado no couro cabeludo impede o crescimento dos fios. Relatos afirmam que o óleo de jojoba ajuda no crescimento dos cabelos. No entanto, o que realmente acontece é que o óleo dissolve esses sebos desobstruindo e oxigenando o couro. Dessa maneira, o couro poderá produzir novas células que farão com que o cabelo cresça.

Como usar o óleo de jojoba no rosto?

Existem alguns modos em que o óleo de jojoba pode ser incorporado na skin care. Desde o óleo puro até máscaras faciais caseiras, ele apresenta diversos benefícios. Alguns deles são: 

Óleo facial

Para fazer o óleo facial, para linhas de expressão e outras condições, à partir de algumas gotas de óleo de jojoba, você vai precisar de:

  1. Ingredientes

    • 2 colheres de sopa de óleo de jojoba
    • 1 colher de sopa de óleo de rosa mosqueta
    • 4 gotas de óleo essencial de lavanda
    • 4 gotas de óleo essencial de sândalo
    • 4 gotas de óleo essencial de olíbano
  2. Modo de preparo

    Misture todos os ingredientes e transfira o óleo para um recipiente de vidro escuro e fechado com tampa. Aplique de duas a quatro gotas no rosto limpo. Guarde em um lugar escuro. Validade de três meses.

Sérum

O sérum combina as propriedades do óleo de jojoba com aloe vera.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de gel de aloe vera
  • 1 colher de sopa de óleo de jojoba
  • 6 gotas de óleo essencial de olíbano

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e transfira o óleo para um recipiente de vidro escuro e fechado com tampa. Agite antes de usar e aplique algumas gotas no rosto limpo. Validade de dois a três meses, mantenha na geladeira.

Máscara facial

Ingredientes

  • ½ banana
  • 2 colheres de sopa de óleo de jojoba
  • 1 colher de chá de agave
  • ¼ xícara de aveia em flocos

Modo de preparo

Amasse a banana em um recipiente, depois misture o resto dos ingredientes até que fiquem incorporados. Lave bem o rosto antes e depois aplique a máscara em uma camada uniforme. Deixe-a agir por 15 a 20 minutos e depois enxágue bem para removê-la.

Óleo anti-acne

Ingredientes

  • 30 ml de óleo de jojoba
  • 4-8 gotas de óleo essencial de melaleuca
  • 4-8 gotas de óleo essencial de sálvia

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e transfira o óleo anti-acne para um recipiente com conta-gotas. Agite antes de usar e aplique de uma a duas gotas nas áreas afetadas no rosto limpo.

Como usar óleo de jojoba no cabelo?

O óleo de jojoba é lubrificante, umectante e emoliente, amaciando e nutrindo os cabelos quebradiços, também sendo ótimo no tratamento de caspas. Como umectante, pode ser usado antes da lavagem dos cabelos, puro ou misturado com cremes de hidratação, é bom contra caspas. Para dissolução dos sebos, deve ser aplicado somente na sua forma pura, diretamente no couro cabeludo, massageando-o.

Ele também pode ser usado como finalizador. Com apenas duas gotas de óleo aplicadas nas pontas dos cabelos, as pontas espigadas e o frizz são amenizados.

Como fazer máscara capilar caseira

Outros usos

A produção de sebo diminui conforme a idade, causando o ressecamento e o aparecimento de rugas e linhas de expressão. O óleo de jojoba repõe a umidade perdida e reduz a aparência das rugas, retardando o envelhecimento e proporcionando elasticidade e firmeza à pele.

Outras aplicações importantes do óleo de jojoba são o fato de apresentar propriedades antibacteriana e anti-inflamatória devido à presença do ácido mirístico. Ele é uma boa escolha para quem sofre de doenças na pele, como psoríase, eczema e irritação. O óleo de jojoba também é muito bom para fazer sabão. Isso porque o ácido mirístico tem ótima detergência, poder espumante, protege dos efeitos irritantes dos sabões e detergentes e proporciona um toque aveludado.

O óleo de jojoba acelera a regeneração cutânea em ferimentos, marcas de cicatriz e queimaduras. Além disso, ele também ajuda a tratar peles irritadas causadas por lâminas de barbear. Vale ressaltar que, para todos os usos citados, deve ser aplicado o óleo 100% natural e livre de qualquer substância química que possa ser nociva à saúde, como por exemplo os parabenos. Você pode encontrar o óleo de jojoba puro na Loja eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais