Saiba como fazer sua própria essência aromática

Gosta do aroma de alguma planta? Saiba como produzir sua própria essência aromática (livre de parabenos) e perfumar seu dia

aprenda a fazer sua própria essência aromática

Há vários tipos de óleos essenciais vendidos atualmente, mas muitos deles, apesar de serem retirados de plantas, contêm parabenos como conservantes.

Então, nada melhor que produzir sua essência aromatizante caseira. Você pode utilizá-lo para diversas finalidades no dia a dia, como para dar um cheiro especial às suas roupas enquanto as lava na máquina ou as passa com o ferro, para aromatizar o ambientes com cheiros desagradáveis (como banheiros) e, para quem produz sabão artesanal, também pode ser utilizado em substituição ao óleo essencial. Siga duas receitas para produzir sua essência aromática:

Receita de hortelã

Ingredientes

  • Frasco com tampa para armazenar;
  • 30 g de hortelã;
  • 50 ml de álcool etílico hidratado;
  • 100 ml de água.

Instruções

Corte as folhas da hortelã e coloque-as no frasco; depois é só colocar a água e o álcool. Deixe o frasco repousando em local que haja sol por duas semanas e, de vez em quando, dê uma mexida no frasco.

Depois desse período está pronto para o uso. Caso queira, coe a hortelã e armazene o líquido num frasco bem fechado. Use sempre que desejar.

Receita de Camomila

Ingredientes

  • Frasco com tampa para armazenar;
  • Panela;
  • 30 g de camomila seca;
  • 100 ml de água.

Instruções

Coloque a água na panela e deixe no fogo até a ferver. Insira a camomila seca na panela, deixando ferver por mais cinco minutos. Depois de esfriar, é só colocar no frasco.

Caso queira, coe a camomila e armazene o líquido num frasco bem fechado. Use sempre que desejar.

Use a imaginação

É possível fazer essas essências com diversas combinações de plantas aromáticas. Experimente também fazer essa receita utilizando lavanda e erva-cidreira. Basta substituir as flores de lavanda pela planta que desejar.


Veja também:


 

Comentários  

 
+9 #1 2014-09-16 18:28
qual tipo d ealcool usar?
Citar
 
 
+12 #2 2014-10-01 12:14
como fazer minha própria essência com a fragrância Talco e cheiro de campo e outros fico bastante agradecido pela ajuda.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail