Água oxigenada: uso excessivo pode se tornar um problema

eCycle

O uso indiscriminado da água oxigenada pode acabar trazendo problemas

pele água oxigenada

O peróxido de hidrogênio, conhecido popularmente como água oxigenada, pode trazer muitos benefícios, porém o seu uso deve se dar com cautela. Isso porque a utilização indiscriminada do peróxido de hidrogênio por via oral ou em contato com a pele pode levar ao surgimento de problemas de saúde, como a obstrução de vasos sanguíneos, deixando a pele esbranquiçada, como a na imagem acima.

A água oxigenada é um líquido incolor, assim como a outra substância derivada dela: o peróxido de carbamida.

O peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida podem ser encontrados em diversos produtoscomo clareadores dentais, enxaguantes bucais, cremes dentais e, em sua forma mais popular, nos descolorantes de cabelos e de pelos do corpo. Os peróxidos de hidrogênio e de carbamida são encontrados especialmente nos clareadores dentais e nos enxaguantes bucais.

Nos rótulos destes produtos, a água oxigenada pode aparecer com os seguintes nomes: hydrogen dioxide, hydrogen peroxide (H2O2), albone, dihydrogen dioxide.

Efeitos na saúde pelo uso indiscriminado

O uso de clareadores dentais sem a orientação de um profissional pode desregular o funcionamento dos linfonodos (íngua) levando a uma multiplicação das células de defesa do corpo. É como se estivéssemos provocando um processo inflamatório e fazendo com que nosso corpo ative os seus sistemas de defesa, que pode levar ao aparecimento de inchaço e vermelhidão. Segundo estudo, durante o processo de clareamento foram gerados radicais livres no corpo das pessoas que passaram pelo experimento. Os radicais livres são responsáveis pela perda de células saudáveis por meio de processos de oxidação. O mesmo processo inflamatório pode ser originado em casos de uso indiscriminado da água oxigenada em ferimentos. Por isso, não abuse do uso da água oxigena - o ferimento pode até piorar ao invés de melhorar.

Segundo o Departamento Federal de Saúde do Canadá, cosméticos administrados oralmente que contêm peróxido não são recomendados para crianças menores de 12 anos de idade. Além disso, o uso desses produtos por mais de 14 dias seguidos deve se dar somente com recomendações de médicos e dentistas.

Cosméticos ou medicamentos?

Muitos produtos (como os de clareamento dental) que contêm água oxigenada ainda são considerados cosméticos, que podem ser comprados livremente por qualquer pessoa. No entanto, devido aos efeitos na saúde que esses produtos podem causar quando há uso indiscriminado (sem a necessidade e sem orientações médicas), há defensores de que os mesmos deveriam ser considerados medicamentos para que a venda pudesse ser controlada.

Água oxigenada para limpeza

O peróxido de hidrogênio pode ser utilizado em objetos, com o objetivo de limpá-los. É possível remover aquelas manchas nas roupas na região das axilas, limpar tábuas de corte, escovas de dentes e até vaso sanitário.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×