Zera: eletrodoméstico promete compostar o resíduo alimentar em 24 horas

eCycle

Em um ciclo de 24 horas do aparelho, é possível reciclar todo o resíduo alimentar de uma família acumulado em uma semana

Zera: eletrodoméstico promete compostar o resíduo alimentar em 24 horas

A WLabs, um braço tecnológico da multinacional Whirpool, criou uma campanha de financiamento coletivo para lançar um produto diferente das geladeiras, micro-ondas e máquinas de lavar pelas quais a marca ficou conhecida no mercado. Trata-se de Zera Food Recycler.

Concebido para a cozinha, o Zera promete reduzir o lixo orgânico em dois terços (levando em conta um volume de 3,5 kg por semana) de seu montante original por meio de um processo totalmente automatizado. O resultado é um fertilizante pronto para uso feito ao longo de 24 horas - ele pode ser utilizado em diversos tipos de jardins (recomenda-se o uso externo). Em outras palavras, é um tipo de composteira automática (saiba mais sobre compostagem em "O que é compostagem e como ela funciona? Entenda melhor os diversos benefícios").

Funcionamento

Zera utiliza oxigênio, umidade, calor e agitação mecânica para acelerar a decomposição de uma semana de resíduos orgânicos alimentares em 24 horas. A empresa fornece um aditivo, com base em bicarbonato de sódio e fibra de coco (sem química nociva) para facilitar a decomposição acelerada. Desse modo, há diferenças com relação à compostagem tradicional. No Zera, é possível inserir resíduos de carne e de laticínios (deve-se evitar pedaços grandes de ossos), o processo de transformação do lixo orgânico em composto é muito mais rápido e há automação - o usuário não precisa regular umidade, calor, aeração ou se preocupar com insetos indesejados. Outra diferença com relação à compostagem comum é que o composto resultante do Zera é seco.

Funcionamento da Zera
  1. Zera aditivo: feito de fibra de coco e bicarbonato de sódio - são necessários para para efetuar quebra de moléculas de resíduos de alimentos;
  2. Tampa deslizante - fecha o compartimento de depósito de resíduos quando o aparelho não é usado;
  3. Caixa de mistura - detém o equivalente a uma semana de restos de comida (para uma família média);
  4. Bandeja de saída - caixa conveniente e removível que contém, após a realização do processo interno do aparelho, adubo caseiro pronto para uso;
  5. Painel de controle - executa funções como iniciar, parar, pausar e receber notificações para executar o dispositivo após sete dias;
  6. Motor de mistura - ativa a lâmina de mistura para processar resíduos de alimentos;
  7. Lâmina de Mistura - juntamente com o calor e com o aditivo, as lâminas revolvem e "quebram" restos de comida;
  8. Filtro - projetado para reduzir odores.
Zera e extração de composto

Como o processo é muito acelerado, o composto não tem a mesma qualidade do tradicional, mesmo podendo ser armazenado por até seis meses. O aparelho tem 27 cm de largura, 55 cm de comprimento e 88 cm de altura, pesa 53,8 kg e tem trava para proteger crianças. Basta ligar o Zera na tomada para que ele funcione. Também possui um aplicativo de celular que permite funções como começar e parar o ciclo remotamente, ser notificado quando os filtro precisar ser trocado e quando o ciclo se completa, e ativação do controle anticriança.

Um ciclo de compostagem deve ser feito assim que os restos de comida completarem o compartimento específico para esse fim - o que deve demorar cerca de uma semana -, mas é possível executar o processo até diariamente. Assim que é iniciada, a compostagem automática dura 24 horas e só pode ser interrompida nos primeiros 30 minutos para a colocação de mais resíduo.

Os aditivos são usado a cada ciclo completo de Zera. O aparelho também possui um filtro designado para reduzir os odores - ele é feito de carbono e camadas de HEPA (tecnologia empregada em filtros de ar com alta eficiência na separação de partículas) - tem duração de dois meses. Os refis de aditivos e filtros serão disponibilizados pela empresa mediante pagamento.

Outras opções

O objeto ainda não está disponível para compra fora dos Estados Unidos (lá, ele custa US$ 999), mas certamente isso não tardará a acontecer.

Enquanto isso, você pode utilizar outro modelo de composteira automática, a Decomposer 2. Também é possível partir para a tradicional vermicompostagem, com as composteiras domésticas.


Fontes IndieGoGo e Zera

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail