Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O filtro de água remove impurezas e elimina pesticidas, alumínio, chumbo, cloro e outras substâncias tóxicas da água. Confira os prós e contras de cada modelo

Ter um filtro de água em casa pode nos ajudar a cuidar do meio ambiente e garantir água de qualidade para toda a família. O filtro de água também poupa os custos – financeiros e ambientais – envolvidos na compra de garrafas de água de plástico. Além disso, é muito menos trabalhoso do que repor e transportar garrafas de água para casa periodicamente.

O interesse pelos filtros de água é crescente, não apenas por razões de saúde e higiene, mas porque as pessoas cada vez mais têm conhecimento dos efeitos de poluentes e substâncias tóxicas que a água pode conter. Além disso, a preocupação com problemas ambientais aumentou.

Com isso, a escolha da água que consumimos pode impactar as mudanças climáticas e a poluição por plásticos nos oceanos. Um estudo conduzido pela organização Orb Media revelou que havia microplásticos em 83% de todas as amostras de água da torneira coletadas em centenas de residências, no mundo todo.

Alguns filtros de água são capazes de eliminar partículas prejudiciais à saúde com o uso de diferentes agentes neutralizantes, como carvão ativado ou luz ultravioleta. O filtro de água também nos permite saber a origem da água que consumimos e que tipo de tratamento ela recebeu. Com o filtro ideal, a água da torneira pode ser a alternativa mais saudável – e saborosa! – para matar a sede e manter a hidratação.

No entanto, é importante verificar as opções que existem no mercado e escolher aquela que seja mais adequada para você. Existe uma grande variedade de filtros de água disponíveis, inclusive os purificadores, que, às vezes, precisam de energia elétrica para funcionar.

A diferença entre filtrar e purificar

A água que vem de fontes naturais não é totalmente pura e pode conter elementos inerentes à fonte, como sais, minerais, matéria orgânica e outros. O processo de purificação busca eliminar da água todos esses elementos “indesejáveis”, que podem não ser bons para a saúde. 

A maioria dos sistemas de purificação usa carvão ativado para absorver partículas poluentes. Já os purificadores que utilizam a luz ultravioleta são responsáveis também pela eliminação de microrganismos.

O processo de filtragem utiliza um elemento de filtro para reter as partículas sólidas da água. Os dois sistemas mais comuns são os filtros de sedimentos e os filtros de membrana. Ambos costumam ser combinados.

A principal diferença entre esses dois métodos é que, enquanto a purificação remove elementos naturais ou adicionados à água, a filtragem enfoca apenas sedimentos ou impurezas sólidas. Os dois podem ser utilizados para melhorar a qualidade da água em casa.

Tipos de filtros de água

Filtro de barro

O filtro de água de barro é destaque nesta seleção por ter o melhor custo-benefício! Tipicamente brasileiro, o filtro de barro foi eleito pelo livro The Driking Water Book, com base em pesquisas norte-americanas, como o melhor sistema de purificação de água do mundo! 

Ele mantém a água fresca o tempo todo e elimina pesticidas, alumínio, chumbo, cloro e outras substâncias tóxicas, além de reter partículas sólidas. O bom funcionamento do filtro de barro depende de manutenção e higiene adequadas, e as velas devem ser trocadas com regularidade. 

A filtragem é feita por gravidade, através de uma vela de cerâmica com carvão ativado e nitrito de prata. Porém, o filtro de barro é uma opção menos danosa ao meio ambiente do que filtros de plástico, mas é importante lembrar que é um produto de difícil reciclagem, por ser composto de cerâmica.

Filtro de água Soma

O filtro Soma é um produto inovador, que pode amenizar o problema do desperdício de plástico. O Soma se parece com um filtro de café, mas, na verdade, é um filtro de água 100% compostável e orgânico! 

Foi desenhado por David Beeman, que tem 35 anos de experiência em criar filtros de água para marcas reconhecidas mundialmente. A maioria dos filtros de água é feita com 60% de plástico, incluindo a resina do produto e o seu revestimento. 

O filtro Soma, no entanto, é feito a partir de um composto plástico conhecido como PLA, produzido a partir de certos alimentos, como casca de coco. Esse filtro remove o cloro, os metais pesados e outros contaminantes que a água da torneira contém, além de deixá-la refrescante. É possível adquirir esse filtro de água no site da marca.

Filtro de osmose inversa

É um tipo de filtro de água que não requer grandes investimentos e é um dos mais utilizados pela sua facilidade de instalação. Geralmente é instalado embaixo da pia, para que a água que sai dos canos chegue já purificada na torneira da cozinha.

Filtro de água de luz ultravioleta

Esse sistema de filtragem utiliza luz ultravioleta para remover microrganismos e partículas indesejáveis da água. Os raios neutralizam as bactérias e tornam a água potável. Embora o uso desse filtro de água seja comum, não é um dos mais recomendados, pois não elimina partículas sólidas.

Filtro de água de carbono

É o tipo de filtro de água mais recomendado em residências, pois remove bactérias, partículas sólidas e outras substâncias prejudiciais à saúde. O carvão, quando ativado, inicia um processo de purificação que quebra as partículas que causam a sujeira na água.

Filtro purificador

O filtro purificador é acoplado ao encanamento da residência. O elemento filtrante retém impurezas e elimina odores do cloro e resíduos químicos. Esse filtro de água tem uma bomba interna que aumenta a pressão da água e força a saída dela através do elemento filtrante. Existem vários modelos de filtro purificador, que é indicado para locais em que o tratamento de água não é tão adequado.

Filtro de água ozonizador

O filtro de água ozonizador purifica a água a partir do gás ozônio, que combate bactérias, vírus, amebas, protozoários, algas, fungos e microrganismos. O tempo mínimo de contato entre o gás e água nesse método de filtragem é de 10 a 15 minutos. Depois do processo de filtragem, é necessário aguardar cerca de 10 minutos para consumir a água.

Filtro de água central

O filtro central deve ser conectado ao hidrômetro e instalado na entrada de água da casa ou apartamento. Esse método de filtragem prevê que toda a água da residência – chuveiro, torneira e máquinas de lavar – seja filtrada. Ele mantém a caixa d’água limpa por mais tempo e retém também bactérias, iodo e algas. O preço do filtro de água central costuma ser mais elevado em comparação com as demais opções.