Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Veja como fazer ovo cozido e aprenda uma maneira rápida de descascar o alimento

Você gosta de ovo cozido? O sabor é ótimo, mas convenhamos que não é tão fácil preparar um ovo cozido perfeito. Tirar a casca depois, nem se fala, exige todo um treino. Nenhuma das duas tarefas precisa ser sofrida. Aprenda como fazer ovo cozido para preparar suas receitas e, depois, confira nosso vídeo que ensina um jeito simples de descascar ovo.

confinamento-animal
Os perigos e a crueldade do confinamento animal

Como fazer ovo cozido?

Para fazer ovo cozido, ferva água suficiente para mergulhar o ovo. Coloque o ovo na água fervente e espere de 4 a 12 minutos. O tempo varia de acordo com sua preferência com relação à gema – se quiser a gema mole, 4 minutos são suficientes. 7 minutos é o tempo ideal para uma gema cremosa e, se quiser a gema cozida, deixa os 12 minutos.

Depois disso, basta você resfriar o ovocozido com um pouco de água filtrada em temperatura ambiente. Na hora de descascar, um truque é colocar o ovo cozido em uma vasilha grande ou em uma panela. Em seguida, é só agitar o recipiente de modo que o ovo cozido se choque com as paredes do item. A casca deve começar a sair ao longo do processo.

Choque térmico

Resfriar o ovo cozido por meio de choque térmico, porém, é uma prática polêmica. Apesar de algumas pessoas acreditarem que o choque térmico pode ajudar a criar aquela camada esverdeada ao redor da gema, elas estão equivocadas. Esse fenômeno é provocado pela produção de sulfeto de hidrogênio que acontece na cocção.

Portanto, se você cozinhar o ovo por mais de 15 minutos em água, a tendência é que a camada esverdeada se forme. Também existem outros fatores que podem deixar a gema com a característica citada, como a idade e o pH do ovo.

Mas há consenso em um ponto: não foi comprovado que a camada de sulfeto de hidrogênio seja nociva à saúde, apesar de não ser lá muito bonita.

Reaproveite a água

Após um tempo curto fazendo o procedimento, a casca do ovo se soltará facilmente e você poderá comer o ovo. Ah! E não se esqueça de reutilizar a água usada na cocção dos ovos: ela estará enriquecida pelas vitaminas contidas na casca – falamos um pouco mais sobre isso na matéria “Como reutilizar a água de cozimento?“.

O vídeo abaixo, produzido pela equipe do Portal eCycle, ajuda a entender a técnica explicada de como descascar ovo cozido:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais