Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A redução do desperdício de leite no interior dessas embalagens contribui com a proteção ambiental

Existe uma variação no desperdício de leite UHT integral entre os diferentes tipos de embalagens, demonstrando a influência do design das mesmas sobre esse desperdício. A conclusão consta da tese de mestrado intitulada Quantificação do Desperdício de Leite UHT Integral em Função do Tipo e Design das Embalagens, de autoria de Igor Rosa Meurer,  farmacêutico e mestre em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segundo a pesquisa, ao considerar o volume crescente de consumo de leite UHT integral nas embalagens de um litro, justifica-se envidar esforços para diminuir o seu desperdício no momento do consumo, atendendo assim, às recomendações da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e contribuindo com a segurança alimentar e a proteção ambiental.

Ao todo, no comércio de Juiz de Fora (MG), foram encontradas 19 marcas de leite UHT integral e dez tipos diferentes de embalagens de acordo com o seu material, tipo de abertura e suas dimensões, sendo estas produzidas por quatro fabricantes diferentes. A metodologia proposta para determinar o desperdício de leite UHT integral em suas embalagens ao final do seu consumo demonstrou uma grande variação do volume de leite UHT desperdiçado entre os dez tipos de embalagens.

“Existe espaço para melhoria no desenvolvimento das embalagens e na inserção de orientações de como o leite deve ser servido, para minimizar o desperdício de leite que fica retido no interior dessas embalagens. A presença de dobraduras no fundo da embalagem, de ondulações na sua parede interna, de abertura com tampa quando a embalagem não apresenta formato de garrafa, a forma de rompimento do lacre de abertura da embalagem e a falta de informações de como o leite deve ser servido favorecem a retenção do leite no interior da embalagem e, portanto, do desperdício”, demonstrou a tese de mestrado.

De acordo com a pesquisa, a redução do desperdício de leite no interior dessas embalagens contribui com a proteção ambiental, uma vez que as chances desse leite entrar em contato com os cursos de água se tornam menores. A legislação brasileira pertinente não estabelece uma metodologia e nem limites aplicáveis ao desperdício de leite UHT integral em suas embalagens. O consumidor, ao não conseguir consumir todo o leite comprado, pois parte dele fica retido no interior de sua embalagem, está sendo lesado, pois tem o direito de consumir todo o leite comprado sem ter que abrir a embalagem de uma forma diferente da indicada pelo fabricante.

“Os resultados deste trabalho, após seu encaminhamento para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), poderão ser utilizados para a elaboração de políticas públicas relacionadas ao setor de embalagem de leite UHT integral”, conclui o estudo.


Fonte: EcoD

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais