O que fazer com utensílios de cozinha feitos de vidro e que estão quebrados ou desgastados?

eCycle

Lixões não são uma boa ideia para itens que podem permanecer na natureza por até quatro mil anos

Utensílio de vidro são muito usados na cozinha devido à sua resistência ao calor. Dentro do grupo de utensílios vidro mais comuns em cozinhas estão: panelas copos pratos, travessas, xícaras, tigelas, tábuas e outros esses itens. Eles são normalmente feitos a partir de vidro temperado, ou seja, um vidro comum que passou por processo químico térmico. Para saber mais, confira matéria "O que fazer com o vidro de janela?".

O vidro temperado permite algumas vantagens ao usuário devido à praticidade da higienização e por possuir grande resistência térmica e mecânica. Apesar dessa resistência, o vidro ainda é capaz de quebrar, e quando isso acontece é extremamente difícil consertá-lo. No entanto, existem alternativas para o que fazer com vidro quebrado que não fazem mal ao meio ambiente.

Como descartar?

O vidro demora aproximadamente quatro mil anos para se decompor, por isso, é recomendado não descartar esse tipo de material em lixões ou aterros. Sem contar que o vidro é um material totalmente reciclável, podendo ser utilizado infinitamente, sem perda de qualidade. Se você destiná-lo para a reciclagem, os beneficiados terão reduzido seu consumo energético e conseguirão mais velocidade na produção de novos vidros.

O vidro temperado, com o qual a maior parte dos itens de cozinha é feita, sofre um processo de aquecimento que o torna mais resistente, mas não há aplicação de películas ao material- ou seja, não há restrições para destinar esses itens em lixeiras de reciclagem de vidro comum.

Para descartá-lo basta recolher os cacos e embrulhá-los em um jornal. Não o misture com outros materiais, para não prejudicar o processo de reciclagem. Leve o vidro até um posto de coleta, reciclador, vidraceiro ou fabricante, para que o item seja reciclado ou para que te passem informações sobre onde ele pode ser descartado.

Outra opção também pode ser usar a criatividade e dar um upcycle no seu utensílio de vidro, mesmo se ele estiver em cacos (é possível fazer um mosaico, por exemplo). Lembre-se de tomar cuidado na hora de manusear os cacos de vidro. Tente lixar as bordas afiadas do vidro para diminuir sua superfície cortante. Depois disso, pinte, incremente materiais e crie novos objetos de decoração. E lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente.

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Veja também:

 

Comentários 

 
0 #1 2014-01-20 16:58
Vejam uma opção simples, fácil e segura para descartes de vidros quebrados:

Dica importante que vai proteger os funcionários da limpeza que atendem nossa casa! Muito fácil de fazer e super útil.

pra descartar objetos de vidro quebrados, como copos ou até lâmpadas (mesmo que não quebradas) todo cidadão deve ter o cuidado pra não descartar de qualquer jeito no lixo. Tem que abrir, de preferência, uma garrafa PET, cortando-a no meio, aí sim colocam-se os cacos de vidro ou a lâmpada e então fecha com uma fita. Dessa forma, o funcionário da reciclagem que presta um INESTIMÁVEL SERVIÇO PRA SOCIEDADE, não se machuca, e nem outras pessoas da casa, vizinhança ou condomínio, pois é muito seguro e organizado. Quem não sabia disso, por favor, compartilhe com seus familiares e amigos! Quem puder, coloque no quadro de avisos de seu condomínio ou local de trabalho!
EVITAR ACIDENTES É DEVER DE TODOS!
(Da página SOSRiosBr no Facebook)
Citar
 
 
0 #2 2015-02-21 12:41
adorei a ideia muito inteligente.adp
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail