Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Locais não faltam para que elas sejam destinadas de forma correta. Veja como descartar pilhas e baterias portáteis

Fazer o descarte de pilhas e baterias usadas de maneira adequada é importante para evitar problemas ambientais e até riscos à saúde e à vida das pessoas. Uma vez a caminho de aterros sanitários, pilhas e baterias podem ser esmagadas ou perfuradas durante a coleta e o processamento dos resíduos, como alerta a Associação de Serviços Ambientais do Reino Unido (ESA). Se encaminhadas para lixões, pode haver contaminação do solo e da água.

O que fazer com pilhas e baterias velhas?

Quando são descartados incorretamente, esses resíduos são a causa de centenas de incêndios por ano em depósitos de lixo e usinas de reciclagem. As baterias descartadas incorretamente em lixos domésticos, especialmente as de íon-lítio e de níquel-hidreto metálico, podem pegar fogo ou explodir quando danificadas por esse processo, incendiando outros materiais.

Em alguns casos, esses incidentes exigem a evacuação de pessoas que residem em áreas próximas aos incêndios, colocando a vida das pessoas em risco.

Além disso, requerem a ajuda do Corpo de Bombeiros, mobilizando esforços que poderiam ser empregados em outras atividades. Por isso, especialistas da ESA pedem às pessoas que não descartem pilhas e baterias gastas no lixo doméstico ou em cestos de reciclagem.

Existem diversos modelos de pilhas e baterias, mas as pilhas são praticamente iguais às baterias. O que as diferencia é que as baterias são formadas por agrupamentos de pilhas em série ou em paralelo.

Em geral, cada modelo possui vantagens e desvantagens em relação ao uso e aos impactos ambientais, como a contaminação de lençóis freáticos. Porém, nenhum deles deve ser destinado ao lixo comum após o uso, mesmo que a prefeitura faça a coleta seletiva. Entenda por quê.

Modelos de pilhas e baterias

Pilha Leclanché

Faz parte do grupo de “pilhas comuns”, de uso geral. Elas vazam e possuem mercúrio, chumbo e cádmio, que podem representar sérios riscos ao meio ambiente.

Pilha alcalina

Esse tipo de pilha vaza menos e não possui mercúrio, chumbo e cádmio. Entretanto não estão livres de serem poluentes e devem ser destinadas para a reciclagem.

Pilha de lítio

As pilhas de lítio/dióxido de manganês são perigosas, pois podem provocar chamas. Não devem ser jogadas em lixo comum, principalmente em locais úmidos, pois a umidade é a principal desencadeadora de chamas no caso deste item.

Bateria de chumbo

O problema que envolve essas baterias é que o método de recuperação mais usado pelas empresas é o método pirometalúrgico, em vez do hidrometalúrgico. Isso acaba contaminando a atmosfera com óxidos de enxofre (SOx) e com chumbo particulado.

Bateria níquel/cádmio

Assim como as pilhas leclanché, as baterias níquel/cádmio contêm cádmio, um contaminante ambiental significativo. Por conta disto, este tipo de bateria não pode ser descartado no lixo comum.

Baterias hidreto metálico/óxido de níquel

Devido ao problema ambiental gerado pelas baterias níquel/cádmio, surgiram as baterias hidreto metálico/óxido de níquel.

Por não possuírem cádmio, elas têm impacto ambiental menor, mas ainda assim devem ser destinadas para a reciclagem.

Bateria de íons-lítio

As baterias de íons de lítio representam menores riscos ambientais do que as de cádmio, mas também devem ser destinadas à reciclagem.

A pilha “falsa”

Esse tipo engloba as chamadas pilhas piratas (recarregáveis ou não), que não possuem os certificados necessários para a produção correta dos itens.

Apesar de mais barata, esse tipo de pilha pode trazer sérios transtornos. Alguns riscos incluem menor capacidade de armazenar energia, ocorrência de vazamentos frequentes, menor vida útil e risco à saúde humana. Isso devido a maior possibilidade de exposição aos metais pesados.

Como deve ser feito o descarte de pilhas e baterias?

descarte-de-pilhas-e-baterias
Foto de John Cameron na Unsplash

Para realizar o descarte correto de pilhas e baterias após o uso, é necessário, em primeiro lugar, armazená-las separadamente de outros materiais e envolvê-las em plástico resistente. Essa medida evita qualquer contato com umidade e, consequentemente, previne possíveis vazamentos.

Após embaladas, consulte quais são os postos de coleta mais próximos da sua residência ou local de trabalho onde podem ser descartadas pilhas e baterias. E lembre-se: mesmo que a legislação brasileira (Art.33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos) obrigue a empresa fabricante a estruturar e implementar sistemas de logística reversa e pontos de entrega voluntária em redes de assistências técnicas autorizadas, você também é responsável pelo descarte correto.

Então, contribua para um mundo menos poluído e tenha uma pegada mais leve separando suas pilhas e baterias e enviando-as para usinas de reciclagem da forma mais segura possível.

Consulte nossas matérias para saber como é feita a reciclagem de pilhas e baterias e quais são as melhores pilhas e baterias para o seu uso.

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais