Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda como fazer o descarte de fogão velho de forma ecologicamente correta

Jogar fora um fogão sempre é um problema. Pelas suas dimensões e pelo espaço que ocupa em casa, quando está velho ou quebrado, é difícil pensar como se livrar dele de maneira consciente.

Simplesmente colocar o fogão em vias públicas ou terrenos baldios, na espera de algum carroceiro oportuno, não é a melhor opção. Trata-se de uma infração passível de multa e que vai contra as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Conte com o serviço de destinação da eCycle! O descarte de fogão será por meio de um processo certificado, que cuida do destino dos resíduos reduzindo ao máximo os riscos ao meio ambiente.

Como descartar fogão velho corretamente?

Para descartar fogões corretamente, é importante seguir algumas diretrizes para garantir que ele seja removido de forma segura e adequada para o meio ambiente. Algumas opções para descartar fogão incluem:

Cata bagulho

Entre em contato com a prefeitura da sua cidade e verifique se a coleta de lixo, também conhecida como “cata bagulho”, da sua cidade ou município, pode coletar itens como fogões. Se sim, agende uma data de coleta e deixe o fogão em local acessível para a equipe de coleta.

Ponto de coleta seletiva

Outra alternativa é levar seu fogão até o ponto de coleta mais próximo da sua casa. Você pode verificar quais são as opções no mecanismo de busca gratuito na home do Portal eCycle, no botão “Onde descartar?”.

Coleta e reciclagem paga

Você ainda pode solicitar um orçamento gratuito para a retirada e descarte correto e certificado de seu fogão preenchendo o formulário abaixo:

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Por que descartar fogão corretamente?

Foto de Documerica na Unsplash

Os metais presentes no condicionador de ar podem levar anos para se decompor. Se descartados em lixões e aterros, eles podem liberar alguns compostos tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde, como metais pesados.

O plástico é um dos principais problemas no meio ambiente, já que ele demora muito para se decompor. E o pior é que parte de todo esse plástico – no formato de microplástico e nanoplástico – acaba entrando na cadeia alimentar e prejudicando diversos organismos, inclusive humanos.

Por sua vez, o lixo eletrônico possui diversos componentes tóxicos e até cancerígenos. Eles incluem chumbo, cádmio, cobre, mercúrio e lítio. Dessa forma, quando descartados incorretamente, esse tipo de material pode contaminar os lençóis freáticos, o solo e provocar riscos na saúde pública.

Além disso, há outros materiais que devem ter sua destinação final correta para colaborar com a logística reversa, proposta pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e a diminuição da poluição. Alguns exemplos incluem o vidro, a tintura e o encanamento do gás.

fogão
Faça você mesmo: produtos sustentáveis para limpar o fogão e polir madeira

Alternativas ao descarte de fogão

A escolha irá depender do estado do seu fogão, do seu objetivo e das suas habilidades e recursos disponíveis. Antes de descartar, você pode tentar recuperá-lo com algumas alternativas, como:

Doação

Se o fogão não serve mais para você, mas está em bom estado, uma opção é doá-lo para alguém que possa utilizá-lo. Procure instituições de caridade, abrigos, bibliotecas comunitárias ou grupos de doação da sua região. Assim, você estará contribuindo para ajudar outras pessoas e evitando que a peça vá para o lixo.

Revenda

Se o fogão tiver valor de mercado e você tiver interesse em vendê-lo, você pode optar por colocá-lo à venda em sites especializados em comércio de móveis usados, ou em grupos de venda e troca nas redes sociais.

Atenção:

Caso você decida doar ou revender, é importante conscientizar o próximo proprietário do eletrodoméstico sobre o descarte correto. Atente-se que você pode simplesmente estar postergando o problema, pois não há garantias de que aquele que receber o eletrodoméstico o irá descartá-lo adequadamente quando a hora chegar. 

Então, o eletrodoméstico acaba indo para lixões e aterros, o que prejudica as intenções do doador de estender a vida útil da máquina para contribuir com a Economia Circular, por exemplo.

Reciclagem de fogão

O processo é minuciosamente planejado, levando em conta as medidas de cada peça de seu fogão, já que esses equipamentos são compostos por materiais distintos, como metais, plásticos, aço e inox. Essa complexidade do trabalho geralmente não é observada pela coleta aleatória convencional.

Não importa o modelo: seis ou quatro bocas, de inox, fogões modernos ou antigos, provemos um descarte ecologicamente correto no conforto de sua casa.

O trabalho também é direcionado a utensílios similares de sua cozinha, como coifas, fornos e fogareiros de todos os tipos. 

Onde o serviço é prestado?

Os serviços de coleta oferecidos estão disponíveis nos estados das regiões:

  • Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul);
  • Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo);
  • Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins);
  • Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe);
  • Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal).

Poluição do gás de cozinha

Por gastar menos energia e ser economicamente mais acessível do que o fogão elétrico ou por indução (cooktop), o fogão a gás é um grande aliado no dia a dia de muitas pessoas. Apesar disso, o gás utilizado para o funcionamento do fogão, chamado de Gás Liquefeito do Petróleo (GLP), pode causar poluição em ambientes internos.

Fogão a gás
Cheiro ruim pode ser sinal de vazamento de gás

Isso porque a queima desse gás cria calor, que faz com que as partículas de nitrogênio e oxigênio se liguem, formando dióxido de nitrogênio (NO2). Além disso, acredita-se que utilizar esse gás para cozinhar também libera monóxido de carbono (CO). Todos eles têm vários impactos negativos na saúde e podem afetar os sistemas respiratório e cardiovascular.

Além disso, os fogões a gás emitem compostos tóxicos mesmo quando não estão sendo utilizados. Entre os mais preocupantes está o benzeno, uma substância cancerígena.

fogão a gás
Fogão a gás: ameaça silenciosa para o ar doméstico

Como diminuir a poluição interna?

Uma das maneiras de diminuir a poluição interna é ligar o exaustor da sua cozinha enquanto estiver cozinhando. Isso porque ele faz com que a poluição vá para o ambiente externo.

Além disso, é importante deixar janelas e portas abertas para ventilar o ar. No entanto, a melhor opção para evitar a poluição e contaminação é adquirir um modelo de fogão que não use GLP.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais