Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira a lista das oito florestas mais antigas do mundo, com fotos algumas características importantes

1. Floresta Nacional Tongass, Alasca, Estados Unidos

É a maior floresta nacional dos EUA e também a maior floresta de clima temperado e costeira intacta do mundo. Estima-se que partes da floresta tenham milhões de anos e que muitas árvores tenham mais de 800 anos. Essa floresta é um ecossistema rico que possui mais matéria orgânica e mais biomassa por acre que qualquer outro, incluindo as florestas tropicais.

2. Floresta Waipoua, Nova Zelândia

Floresta Waipoua, Nova Zelândia
Floresta Waipoua, Nova Zelândia. Imagem por itravelNZ® disponível em Flickr

A área é rica com a flora e a fauna raras da Nova Zelândia, especialmente com a árvore conífera chamada kauri, que tem uma longevidade incrível. A árvore mais antiga do grupo é esta da foto, tendo mais de 150 pés de altura e certa de 2,3 mil anos.

3. Floresta Tropical Daintree, Austrália

Floresta Tropical Daintree, Austrália. Imagem por Dave em Flickr

Engloba uma área de aproximadamente 1,2 mil quilômetros quadrados. Estima-se que a floresta tenha 180 milhões de anos e que seja milhões de anos mais antiga que a floresta amazônica. Ela abriga milhares de espécies de pássaros e de outros animais, incluindo 30% dos sapos australianos, marsupiais e répteis, cerca de 65% dos morcegos e das borboletas da Austrália e 18% de todas as espécies de pássaros, sem mencionar 12 mil espécies diferentes de insetos.

4. Floresta de Yakushima, Japão

Floresta de Yakushima, Japão. Imagem por Juventus Bravo em Flickr

Trata-se de uma floresta temperada primária e seu ecossistema é único na área temperada do Hemisfério Norte. As árvores yakusugi (cedro japonês) se destacam na floresta, vivendo por cerca de sete mil anos.

5. Ancient Bristlecone Pine Forest, Califórnia, Estados Unidos

Ancient Bristlecone Pine Forest, Califórnia, Estados Unidos. Imagem por bristlecone9 em Flickr

Neste lugar vive a árvore mais antiga do mundo, batizada de Matusalém, e que tem cerca de 4840 anos. Ela vive desde a época em que as primeiras pirâmides do Egito estavam sendo construídas. Saiba mais sobre ela na matéria “Anéis concêntricos de árvores fornecem “fotos” do clima no passado“.

6. Parque Nacional de Białowieża, Polônia e Bielorrússia

Bisão no Parque Nacional de Białowieża, Polônia e Bielorrússia. Imagem por Ministry of Foreign Affairs of the Republic of Poland em Flickr

É um dos parques mais antigos da Europa, onde vivem as árvores que estão há milhares de anos entre as fronteiras dos atuais estados da Polônia e da Bielorrússia. Abriga 59 espécies de mamíferos, 250 variedades de pássaros, 13 tipos de anfíbios, sete espécies de répteis, e mais de 12 mil variedades de invertebrados. Este lugar também é casa dos bisões europeus, que estão praticamente em extinção – a Polônia resgatou alguns deles de zoológicos e os levou para viverem no parque.

7. Floresta de Tarkine, Austrália

Floresta de Tarkine, Austrália. Imagem por Brian Waldron em Flickr

É a maior floresta tropical da Austrália e a segunda maior do mundo. Conta com cordilheiras, rios, cavernas, litoral, regiões arborizadas e charnecas costeiras. Nessa floresta vivem os pinheiros huon, que têm mais de três mil anos e estão entre as árvores mais velhas viventes no mundo.

8. Floresta Kakamega, Quênia

Macaco-de-cauda-vermelha em Floresta Kakamega, Quênia. Imagem por Lorenzo Barelli em Flickr

Kakamega é o que resta de uma das maiores florestas primárias do mundo. Estima-se que metade da floresta tenha sido perdida nos últimos 40 anos graças à combinação do desenvolvimento humano, guerras e o uso excessivo de recursos. Mesmo com as perdas, a floresta continua sendo a casa de uma enorme diversidade de plantas e animais, com 300 espécies de pássaros e figueiras de 700 anos de idade.

Fonte: Treehugger


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais