Região dos EUA já sofre com a poluição das águas por microplásticos

eCycle

Situação é semelhante à do Giro do Pacífico Norte

O problema do microplástico não é exclusivo dos oceanos. Uma das localidades mais afetadas por esse perigoso poluente é a região dos Grandes Lagos, na fronteira entre o Canadá e os EUA, uma região extremamente industrializada.

O lago Eire, que fica na região dos estados de Nova York, Ohio e Pensilvânia, é o caso mais preocupante. Em pesquisa recente, foram encontradas concentrações de microplástico que variaram entre 1,5 mil e 1,7 milhões de partículas para cada 2,6 quilômetros quadrados, nível 24% mais alto do que é encontrado no Giro do Atlântico Norte, outra área extremamente poluída dos oceanos.

O microplástico causa não apenas a poluição do lago, mas também a intoxicação e possível morte de qualquer animal que entra em contato com a água, inclusive os seres humanos. Microplásticos têm a capacidade de absorver compostos químicos toxícos, como o mercúrio, encontrado em abundância na região, o que faz dele mais perigoso (para saber mais, leia nossa matéria especial sobre o assunto).

Trata-se, portanto de um problema mais recorrente e próximo. Por isso, é importante dar destino correto durante o descarte, não só de plástico, mas de todo tipo de produto. Para saber como, onde e quais produtos são recicláveis, visite nossa seção Recicle Tudo e a página de Postos de Reciclagem.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre microplástico encontrado nas praias de Hong Kong (em inglês):

Imagem: noaa.gov

Veja também:
-Empresa cria garrafa feita com plástico encontrado no oceano
-Acidificação dos oceanos: um grave problema para o planeta
-O passo-a-passo para implementar a coleta seletiva em condomínios


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail