Google Earth mostra processo de acidificação dos oceanos em passeio virtual

eCycle

Processo pode causar morte de corais, peixes e algas, entre outros

O Google criou um "tour" virtual mostrando o processo de acidificação do oceano, seus efeitos negativos sobre a fauna e a flora submarinas e os desdobramentos desse fenômeno na economia no futuro.

O projeto é uma parceria entre a empresa, o International Union for Conservation of Nature (IUCN) e o International Geosphere – Biosphere Programe (IGBP) para a 3ª conferência Ocean in a High CO2 World, que aconteceu em setembro de 2012 em Monterrey, México.

A acidificação dos oceanos começou durante a primeira revolução industrial, durante o fim do século XVIII, e desde então a acidez do oceano aumentou em 30%. Isso se dá pela mistura do dióxido de carbono (CO2) (expelido principalmente pelas indústrias e carros) com a água do mar. Quando os dois se encontram é formado ácido carbônico (H2CO3). Esse é o mesmo processo que produz a chuva ácida.

Com a mudança no Ph dos oceanos, todo o ecossistema marinho é afetado, causando a morte de corais, peixes e algas, entre outros.

A economia também é afetada. Com o desaparecimento de espécies de peixes, mariscos, corais e ostras, a indústria da pesca e o turismo acabariam sendo levadas, em última instância, ao colapso.

O processo de acidificação precisa ser urgentemente contido. O que é visto hoje, já é uma demonstração do que pode acontecer no futuro. Estudos mostram que algumas espécies podem se adaptar, evoluir, nascer ou desaparecer do fundo do mar. Mas o que mais preocupa é a incerteza que nos aguarda.


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail