Cogumelos podem ajudar a dar descarte correto para fraldas descartáveis

eCycle

Decomposição da celulose é a chave da inovação

Cogumelo pode auxiliar na decomposição da celulose presente em fraldas

Por incrível que pareça, a fralda descartável é um dos itens mais presentes nos aterros sanitários. Uma criança pode ser capaz de "contribuir" com uma tonelada de fraldas por ano. Para piorar, estima-se que para uma fralda se decompor sejam necessários 500 anos. Para saber mais sobre os problemas e descarte de fraldas descartáveis, confira a matéria "Fraldas descartáveis: práticas e pouco ecológicas. Conheça produção, impactos e alternativas".

Pensando nisso, a cientista Alethia Vázquez-Morillas da Universidade Metropolitana Autônoma, da Cidade do México, no México, achou uma forma de transformar os 500 anos em apenas quatro meses, a partir da decomposição causada por cogumelos arredondados, os pleurotos, também conhecidos em muitos locais como cogumelo-ostra.

Esses cogumelos brotam em troncos de árvores e se alimentam de restos de matéria orgânica (celulose). Ora, como as fraldas têm grande quantidade de celulose, a junção dos dois pode degradar a celulose das fraldas em um nível de 90% em dois meses. Em quatro meses, a decomposição da celulose é total.

Os cogumelos podem não resolver o problema do lixo gerado pelo homem e o acúmulo cada vez mais acentuado de resíduos, por conta do excesso e também falta de estrutura dos aterros, mas eles podem ajudar a eliminar a grande quantidade de restos de fraldas que só poluem o meio ambiente e demoram para se decompor. Mesmo que os componentes químicos das fraldas não possam ser degradados com esse processo, um grande avanço rumo à reciclagem do objeto foi dado.


Foto: www.sxc.hu



Veja também:


 

Comentários  

 
+3 #1 2013-07-26 19:44
Prezados, na nossa casa praticamos da melhor forma possível o descarte de lixo: não entregamos absolutamente nenhum resíduo de lixo para o descarte público. Os restos de comida e coisas do tipo são utilizados para horta e/ou para comida de animais que temos na fazenda no interior da cidade. Todo o lixo reciclável que é aceito pelas empresas que reciclam nos mesmos levamos até estes locais. O que sobra, papel higiênico e outras poucas coisas nos queimamos em local que adequamos para tal (não seria a melhor forma, mas é melhor que mandar para aterros da prefeitura). O que pra nós está sendo bastante complicado é o descarte de fraldas. Não é possível queimá-las, então o que poderíamos nós mesmos fazer, pois não queremos de maneira alguma deixar a cargo da prefeitura, pois sabemos aonde eles levam o lixo e não nos serve.
att
Vladimir
Citar
 
 
+2 #2 2013-12-19 15:43
Gostaria de saber onde encontrar esse cogumelo e se ele é comestível.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail