Dsolar HCPVT: energia solar para pequenos e médios consumidores

eCycle

Inovação tecnológica promete acesso mais fácil e barato à energia solar

Dsolar HCPVT

É fato que as energias renováveis devem, o quanto antes, substituir as energias provenientes de combustíveis fósseis visto que a poluição tem se agravado drasticamente nos últimos anos. Em grandes centros metropolitanos, como no caso de São Paulo, a poluição já atingiu altos níveis e traz riscos ao bem-estar da população.

Um dos fatores que atrasam essa substituição é a dificuldade de utilização das energias renováveis em larga escala. Apesar dos equipamentos necessários para o uso da energia solar já possam ser instalados em casas, seu elevado custo tem barrado - e muito - as iniciativas individuais.

Preocupados em amenizar tal obstáculo, cientistas têm se empenhado em desenvolver novas criações. Nos EUA, por exemplo, foram criados adesivos de captação de energia solar. Entretanto, a inovação mais recente parece ter uma dimensão um pouco maior.

O Dsolar HCPVT (High Concentration PhotoVoltaic Thermal) promete prover eletricidade, calor, água quente e ar condicionado e foi especialmente projetado para pequenos e médios consumidores, como casas, hotéis, hospitais e pequenas indústrias. Sua instalação é fácil, exige pouca manutenção e tem longa duração, sem que seu desempenho seja comprometido pelas diferentes estações.

A invenção é resultado de uma parceria entre a Airlight Energy e a IBM. O sistema tem a capacidade de concentrar a radiação do sol em 2000 vezes e converter 80% desta em energia, gerando 12 quiloWatts (kW) de poder elétrico e 20 kW de calor - o suficiente para abastecer várias casas médias.

O HCPVT tem 10 metros de altura e 40 metros quadrados de pratos parabólicos. Esses pratos parabólicos são cobertos com 36 espelhos elípticos - ele também contém plástico reciclado.

Dsolar HCPVT

O conceito começou em 2013 e teve seu primeiro protótipo feito em 2014. A fase de testes deve ocorrer em 2015 e 2016. Para tanto, duas comunidades receberão doações. O lançamento para o mercado só está previsto para 2017.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail