Algacultura: o futuro da alimentação

eCycle

Já imaginou se pudéssemos fazer fotossíntese? Dois artistas não só imaginaram, mas criaram um meio para fazê-la

Vamos nos alimentar de luz! O ser humano já deu grandes passos em tecnologia, mas ainda não desenvolveu a mesma capacidade das plantas, que, por meio da fotossíntese, criam seu próprio alimento a partir da luz. Bom, isso até pouco tempo atrás. Agora, os artistas Michael Burton e Michiko Nitta apostam que a alimentação do futuro dependerá diretamente das algas, a algacultura.

O que é algacultura

Burton e Nitta criaram um traje com um tipo de máscara que proporciona uma relação simbiótica entre ser humano e alga. Através de tubos, o CO2 produzido por nossa respiração serve de alimento para as algas, que, ao se desenvolverem suficientemente, podem servir de alimento para nós. Seria praticamente uma fotossíntese. E as primeiras "cobaias" do experimento foram os cantores de ópera.

Os artistas trouxeram uma nova possibilidade de apreciar a arte: degustando-a. O projeto “The Algae Opera” (A ópera da alga), que teve sua primeira exibição no London 2012 Design Festival at the V&A (Festival de Design de Londres V&A), mostrava uma cantora de ópera cultivando as algas através de seu canto e, ao final, as pessoas podiam degustar de sua arte. A diferença é que as variações do modo de cantar refletem em sua respiração e podem até mesmo alterar o sabor das algas, deixando-as mais amargas ou doces. Confira a exibição no vídeo.

Atualmente, as algas já nos fornecem biocombustível, produtos alimentícios e cosméticos, e agora, mesmo ainda sendo um projeto bem inicial e com poucas aplicações no dia a dia, elas poderão fazer parte de um sistema simbiótico para criarmos alimento com nosso próprio corpo no futuro. Será que somos capazes de reinventarmos nossa alimentação?

Confira o vídeo de performance da algacultura abaixo. Conheça mais sobre o projeto no site oficial.

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail