Land Rover aposta em carro sustentável

eCycle

Novo defender troca diesel por energia elétrica

O aquecimento global já é um problema real e há o risco de as coisas piorarem, principalmente por conta do crescente número de carros nas ruas e pela utilização maciça de combustíveis fósseis. Um dos mais problemáticos é o óleo diesel, pois além da grande poluição que gera, desde gases do efeito estufa até o material particulado, estudos comprovam tratar-se de uma substância cancerígena.

Os investimentos no desenvolvimento de fontes alternativas ou renováveis de energia, mediante o tramanho do problema que já enfrentamos e os valores envolvidos pelo mercado de combustíveis fósseis, ainda são incipientes, mas há indicadores de que algumas empresas começam a apostar nesse tipo de tecnologia.

No caso da montadora britânica Land Rover, marca detentora de modelos de luxo, carros via de regra pesados e consumidores de altos volumes de combustível, em muitos casos o diesel, mostrou recentemente seu novo Defender, movido a energia elétrica. O modelo conta com uma bateria de lítio de 27 kWh, que garante o funcionamento do motor de 94 cavalos, 33,6 Kgfm de torque, uma autonomia de 80 quilômetros e que leva um período de quatro horas para se recarregar.

O modelo apresenta características semelhantes às dos veículos movidos a diesel, como tração nas quatro rodas, bloqueio do diferencial e até mesmo o sistema Terrain Response, em uma versão mais moderna. O Defender ainda consegue atravessar trajetos inundados com aproximadamente 1 metro de água e puxar em torno de 12 toneladas.

Mais uma boa iniciativa no combate contra o aquecimento global. Ainda assim, não há previsão de disponibilidade do Defender no mercado.

Veja também:

-Alta exposição a emissões de diesel causa câncer de pulmão, avalia agência
-Veículos movidos a diesel poluem sete vezes mais o meio ambiente e são nocivos à saúde
-Veículo elétrico mistura transporte público, carro de passeio e interatividade
-Com diversas medidas, Cidade do México conseguiu amenizar poluição do ar


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail