Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Ousado projeto prevê construção de complexo imobiliário “de cabeça para baixo”, em terreno com solo contaminado

Imagem: Divulgação/The Invert

Uma empresa de desenvolvimento imobiliário em Chicago está desenvolvendo um complexo imobiliário subterrâneo na cidade a partir de edifícios em um terreno contaminado, abandonados por velhas siderúrgicas. O ambicioso projeto visa atrair novos empreendimentos para o bairro de Southeast Side, que, no passado, já foi o lar da indústria siderúrgica.

O The Invert deve ocupar um extenso pedaço de terra próximo ao Rio Calumet, no sudeste de Chicago, que costumava abrigar a indústria do aço. No entanto, a área ficou vazia quando as usinas siderúrgicas da região começaram a fechar entre as décadas de 1970 e 1980. Desde então, os contaminantes deixados no solo impossibilitaram novos projetos no terreno.

A solução encontrada foi construir um complexo de edifícios “de cabeça para baixo”. O The Invert foi projetado para ser construído 90 metros abaixo da superfície. Ele evita perturbar o solo contaminado e tem uma segunda vantagem: uma economia de energia de até 75%.

O local pode usar energia geotérmica renovável para aquecimento e resfriamento, e a empresa planeja construir um grande campo solar externo para fornecer eletricidade, incluindo lâmpadas LED que são cuidadosamente projetadas para imitar a luz solar natural para os trabalhadores subterrâneos.

A empresa pretende alugar espaço a vários tipos de inquilinos. Fazendas verticais, que cultivam verduras locais o ano todo, podem querer usar o espaço por causa da economia de energia proporcionada pela localização abaixo do solo. Os data centers também podem se interessar, por causa da segurança do local e da economia nos custos de resfriamento e aquecimento.

Em um estudo econômico, os desenvolvedores estimam que o projeto pode criar milhares de empregos permanentes. Alguns projetos relacionados já existem, incluindo uma instalação de armazenamento escavada em rocha subterrânea em Kansas City.

O The Invert está trabalhando em conjunto com líderes da cidade de Chicago e se reunindo com membros da comunidade enquanto se dedica à conclusão do projeto. A expectativa é que o novo empreendimento possa ajudar a acelerar o processo de limpeza do terreno contaminado.

Se o projeto avançar, a construção deve ser iniciada em 2023, com lançamento previsto para 2025. Confira a seguir um vídeo sobre o The Invert, em inglês.



Veja também: