Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Iniciativa de pesquisadores da USP de São Carlos pretende divulgar conhecimentos de climatologia para estudantes e público geral com formatos dinâmicos

Imagem de Markus Spiske no Unsplash

Para ajudar as pessoas a entenderem as condições atmosféricas que causam mudanças de temperatura ao longo do tempo existe um ramo da ciência chamado Climatologia. Área que muita gente já ouviu falar em algum momento da vida estudantil, nas disciplinas de Ciências, Física ou Geografia, e que faz parte de alguns cursos universitários. Pensando em divulgar essa área de estudo para um público mais amplo, pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP produziram um livro digital e um podcast que buscam sintetizar conceitos da ciência climática em linguagem fácil e formato dinâmico.

Podcast tem nove episódios. O podcast Estudos Climáticos é resultado da disciplina de pós-graduação Introdução ao Estudo Dinâmico do Clima: Generalidades e Especificidades, ministrada pelo professor Gustavo Zen de Figueiredo Neves, da EESC. Com a proposta de produzir um material em áudio, mestrandos e doutorandos abordam temas como a influência do clima na agricultura, a dinâmica das chuvas no Brasil, clima urbano e variabilidade do clima no planeta e suas escalas de interferência, todos de maneira mais acessível e menos acadêmica. Para o professor, a produção de um podcast é uma forma eficiente de aproximar a USP da comunidade externa. “Buscamos diversificar a forma de produção científica e fazer com que ela chegue ao público em geral. Nossa preocupação foi ampliar os olhares e os espaços ocupados pelo saber científico. Entendemos que a Universidade deve mergulhar nessas novas formas de difusão do conhecimento”, destaca.

O podcast possui nove episódios. O primeiro apresenta a história da climatologia e os demais tratam dos temas Saberes populares e científicos em climatologia, A influência do clima na agricultura, Climatologia geográfica, A dinâmica das chuvas e os estudos no Brasil, Clima urbano, Ilha de calor urbana e Variabilidades e escalas do clima. Os podcasts estão disponíveis na plataforma Anchor ou Spotify.

Assim como o podcast, o livro também é fruto de colaboração entre docentes e estudantes da pós-graduação para democratização do saber. Intitulado Climatologia Dinâmica: Conceitos, Técnicas e Aplicações, a obra é uma reflexão sobre o estudo do clima nas últimas décadas no Brasil. Segundo Neves, que também foi um dos responsáveis pela produção, “o livro atende a uma lacuna dentro da climatologia brasileira ao trazer conceitos teóricos e algumas técnicas e aplicações das ferramentas”, afirma. Ainda segundo o professor, por se tratar de um material didático, a publicação pode ser utilizada na graduação em cursos que trabalham com a ciência climática.

A obra é composta de dissertações e teses elaboradas no Núcleo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da EESC, e por desdobramentos acumulados em mais de duas décadas dos ensaios, materiais didáticos e notas de aula do ensino de graduação do bacharelado em Engenharia Ambiental. O livro é organizado pelos professores Adriano Rogério Bruno Tech, Francisco Arthur da Silva Vecchia e Gustavo Zen de Figueiredo Neves.


Fonte: Jornal USP

Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais